9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: FitaPreta Vinhos uma referência no panorama dos vinhos Alentejanos

António Maçanita é criador de vinhos e tem o condão de descobrir nos lugares por que muitos passaram sem dar por isso. Criou à sua volta um universo empresarial em que tudo, incluindo o próprio, é patrimonial.

No Alentejo, em Graça do Divor, ergueu uma catedral por mãos próprias e chamou os melhores para o secundar no esforço enológico multivariado que corporiza a Fitapreta Vinhos.

A Fitapreta Vinhos é o destaque da rúbrica Evasões do JN de hoj que refere neste local, há espaço para experiências, pesquisas e conhecimento e interesse na história e tradição locais.

Para além deste negócio no Alentejo, António Maçanita destaca-se pelos vários negócios distribuidos por vários locais do continente chegando à ilha dos Açores.

A seleção de vinhos é vasta e a qualidade está ao alcance de quem a quiser comprovar. Destacam-se: A TRINCADEIRA NÃO É TÃO PRETA 2018 – Casta típica alentejana, a Trincadeira preta (sin. Tinta Amarela) de película fina e frágil, faz com que apodreça se chove e que fique em passa com temperaturas altas. Esta “Trincadeira” foi colhida no ponto possível, com foco no seu lado de fruta fresca. Uma brisa de frescura alentejana que se perdeu, mas que afinal esteve cá sempre; e a TINTA CARVALHA – CHÃO DOS EREMITAS-A Tinta Carvalha é uma casta do antigo encepamento do Alentejo,1/2 irmã do Castelão e do Moreto e filha do cruzamento das castas Sarigo x Alfrocheiro Preto. Um 100% Tinta Carvalha, o único vinho 100% desta casta em Portugal. Um vinho desconcertante, que demonstra o papel desta casta no antigo do encepamento do Alentejo. Frescura e pureza.

A Fitapreta Vinhos situa-se no Palácio do Morgado da Oliveira cujo valor patrimonial e histórico é inegável.

As vinhas envolvem todas as edificações evidenciando e enquadrando as formas volumétricas. .A ruína do antigo lagar, que em tempos abasteceu a região, serve de ponto de partida para acolher os visitantes e devolver o carácter agrícola à propriedade.

Populares