9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: Lebre Ibérica, conheça a espécie existente no concelho de Montemor-o-Novo!

lebre-ibérica (Lepus granatensis)é um mamífero pertencente à ordem Lagomorpha e ao género Lepus.

Com exceção do norte de Espanha, esta espécie ocorre em toda a Península Ibérica ee está também presente no concelho de Montemor-o-Novo.

Esta espécie  tem uma curiosidade: é única espécie de lebre encontrada em Portugal.

Com as patas posteriores muito desenvolvidas, o que lhe confere grande vantagem em situações de perigo conseguindo correr mais rápido, a lebre possui orelhas longas de pontas pretas. Esta característica é umas das principais diferenças que permite distingui-la do coelho-bravo, para além da sua cauda preta quando corre e orelhas proporcionalmente grandes em relação à cabeça.

O seu comprimento total situa-se entre 44,4 e os 47,0 centímetros. O peso médio das lebres-ibéricas está compreendido entre 2,06 e os 2,54 quilogramas.

Solitária por natureza, exceto na altura do acasalamento, a lebre procura abrigo entre a vegetação ou em pequenas depressões do terreno, fazendo-se valer da sua camuflagem, em vez de construir tocas como fazem os coelhos. Por este motivo têm menos crias que nascem muito desenvolvidas já com pelo e que rapidamente abrem os olhos para detetarem possíveis ameaças.

Com atividade vespertina e noturna, alimenta-se de ervas, frutos, bagas silvestres e sementes de cereais.

É um dos mamíferos da Península Ibérica que mais variedade de habitats ocupa. O habitat primordial da lebre-ibérica consiste em áreas abertas com vegetação rasteira, permitindo à lebre se alimentar e camuflar, confundido os eventuais predadores. No entanto, esta espécie ocorre em outros tipos de habitats, utilizando preferencialmente zonas com clareiras com algumas pedras e árvores. Habita ainda em florestas montanhosas, zonas agrícolas como campos cerealíferos, hortas, campos regadios, pomares e olivais.

Populares