13.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: Na Serra de São Mamede há um quarteto de cascatas paradisíacas…!Conheça-as aqui!

A Serra de São Mamede, localizada no distrito de Portalegre, tem uma  área protegida que abrange 56 mil hectares.

em que a serra ostenta um microclima com níveis de precipitação superiores às zonas envolventes, originando uma vegetação rica, feita de carvalhos, castanheiros, sobreiros e azinheiras. 

Para além dos ex-líbris já conhecidos desta Serra, o abutre e a águia de Bonelli – o símbolo do Parque Natural .

Esta Serra sesenvolve-se nos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão, tendo zonas com altitudes superiores a 800 metros.

É também aqui que pode encontrar algumas das mais  belas cascatas de Portugal continental.

A GR61 – Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede, ainda em implementação, mas referenciada no site do  Município de Portalegre é a melhor forma de alcançar as diversas  Castcatas existentes.

Começamos por aquela que é conhecida como a Cascata da Ribeira de Arronches onde , para lá chegar, é preciso andar por um caminho estreito e cheio de pedras. A descida até a cascata é íngreme e vai exigir muita habilidade. Esta é  alimentada por este curso de água que cai sobre “uma espécie de concha com generosa capacidade de armazenamento. 

A segunda, a Cascata da Cabroeira, também conhecida por Cascata da Rabaça, é provavelmente a mais imponente . A queda d’água fica na aldeia da Rabaça (quase na fronteira com a Espanha). Quando chegar no penhasco de onde se avista a cascata, vai encontrar uma paisagem que valeu qualquer esforço físico.

A terceira cascata, a Cascata de São Julião também é conhecida como Cascata do Monte Sete, devido à sua localização perto do povoado Monte Sete. Esta queda d’água fica escondida num vale por onde corre o rio Xévora e forma pequenas lagoas maravilhosas para tomar banho.

Escondida num vale, onde corre o rio Xévora, e que forma lagoas para refrescar o corpo e espírito, o local é também referência para vislumbrar mais uma pequena queda de água: a Cascata do Salto da Pega, que se localiza junto da aldeia de São Julião.

Fonte: expresso/NiT

 

Populares