17.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo poderá vir a acolher aldeia de refugiados vindos do Iraque

O Alentejo poderá vir a receber uma aldeia de refugiados yazidi, perseguidos pelo Daesh no Iraque, e que se encontram neste momento em campos de refugiados gregos.

A proposta ao Governo português partiu da eurodeputada socialista Ana Gomes, que há mais de seis meses, traçou um plano de trazer 470 refugiados yazidi, a maior parte famílias, mulheres e crianças, para esta zona do país.

Entretanto o Governo de António Costa, através do gabinete do ministro-adjunto Eduardo Cabrita, tem estado a coordenar o acolhimento dos refugiados, tendo o tema já sido abordado numa reunião no mês passado, em Lisboa, com o ministro-adjunto grego da defesa Nacional, Dimitrios Vitsas, onde também esteve presente o ministro-adjunto e a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

A escolha da região Alentejo prende-se com a ideia de manter o grupo unido, e pela ligação à agricultura, a principal atividade nas aldeias yazidis, justificado também pelo facto de o grupo ter revelado uma grande coesão, responsabilidade e sentido de solidariedade comunitária.

Para que seja possível a vinda desta comunidade para o Alentejo, é necessário que os yazidi procedam ao pré-registo na Grécia e indicar como primeira opção de acolhimento, Portugal, o que nem sempre ocorre.   

Populares