13.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo quer desenvolver “ambiente tecnológico” para promover crescimento económico!

A criação de um “ambiente tecnológico” que promova o crescimento económico em zonas rurais  assim como o respeito pelas comunidades locais.

Estes objetivos estão na base de um projeto europeu que tem o Alentejo como piloto e de acordo com o o coordenador do projeto, Marcos Nogueira, trata-se de “um projeto que visa desenvolver comunidades inteligentes”

O projeto é da responsabilidade da  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, e chama-se “AURORAL “. Este, conta com um  financiamento comunitário de 15 milhões de euros, arrancou no início de 2021 e tem uma duração de quatro anos.

Segundo os promotores, o AURORAL, com o apoio de 25 parceiros tecnológicos e vai desenvolver aplicações inovadoras nas áreas da agricultura, turismo, mobilidade, energia e saúde em oito regiões-piloto de sete países, incluindo o Alentejo.

O responsável pelo mesmo adianta “É uma grande ambição desenvolver esse quadro tecnológico comum, garantindo interoperabilidade de serviços digitais para as comunidades inteligentes, segurança, transparência da utilização dos dados e um mercado de serviços que pode juntar novos investidores” acrescentando que o objetivo é “servir melhor as comunidades, mesmo quando elas se situam em regiões predominantemente rurais”, sublinhou.

A primeira fase do AURORAL consiste no “desenvolvimento de tecnologia”, em que os projetos-piloto têm “efeitos quase laboratoriais” e cujo resultado “é a criação desse ambiente tecnológico comum no qual funcionam as soluções digitais”, disse.

Além dos 15 milhões de euros para investimento tecnológico do projeto, haverá, pelo menos, mais “50 milhões de euros para a plataforma de investimento”, afirmou.

O AURORAL abrange Portugal, Áustria, Noruega, Suécia, Finlândia, Itália e Espanha.

Fonte: Observador

Populares