13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: Serra de Monfurado com atenções centradas devido a depósitos de ouro (c/som)

A prospeção de ouro em terras alentejanas tem levantado a curiosidade de muita gente ao longo das últimas décadas. O assunto não é novo, mas continua a alimentar a esperança de todos. 

A Serra do Monfurado é exemplo disso, um paraíso ambiental integrado na Rede Natura 2000, localizado entre Évora e Montemor-o-Novo e que volta agora a ter as atenções centradas, com a preparação do início da exploração de ouro a céu aberto, ao longo de uma faixa de 30 quilómetros.

À Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Évora disse que “é algo que vem de trás, a Serra de Monfurado tem depósitos de ouro e há cerca de uma década que algumas empresas têm manifestado a intenção de explorar esses filões de ouro, mas as várias tentativas nunca deram resultado positivo”, que segundo as empresas “não seria viável”.

Carlos Pinto de Sá continua, “mais recentemente a partir de 2005 devido à subida do valor do ouro levou a que se perspetivasse uma exploração que englobe os concelhos de Évora e Montemor-o-Novo”.

O presidente da autarquia Eborense vai mais longe para dizer, “em 2011 foi assinado um contrato de prospeção entre o Governo português e uma empresa canadiana a Colt Resources para uma fase pré exploratória de ouro na Boa-fé e o que tem estado a ser discutido são os impactos dessa exploração”.

O autarca enumera ainda os pontos positivos, “a criação de 135 postos de trabalho, a dinamização da economia local”, mas também os impactos negativos na Serra de Monfurado, “uma área da Rede Natura 2000, uma grande valia ambiental”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Serra%20Monfurado%20pres%20cme8julho14.MP3{/play}

A empresa Colt Resources, que desde Dezembro de 2011 sonda o solo alentejano, no último relatório, tornado público mostrou que nenhuma das sondagens tinha revelado os atuais teores do metal precioso por tonelada de rocha extraída. Em alguns locais, sobretudo na zona de Casas Novas, freguesia de Boa-fé, chegam a atingir os 31,7 gramas. Contudo, a média de 2,74 gramas por tonelada (g/t) e o número total de onças (363 400) existentes na serra do Monfurado (que abrange os concelhos Évora e Montemor-o-Novo) que equivalem a 11 toneladas, não se alteraram desde os estudos elaborados na região no final da década de 90 do século XX. Ao concretizar-se a exploração, o ouro extraído poderá render, face à cotação atual da onça, 467, 3 milhões de euros.

Populares