15.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo teve a menor subida da média salarial em Portugal Continental

A região Alentejo apresenta o terceiro pior registo do país no que concerne à atualização salarial, segundo dados do inquérito do emprego do terceiro trimestre, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A publicação demonstra que houve uma melhoria salarial média, na região Alentejo, na ordem dos 1,8% para os 838 euros líquidos mensais. A maior progressão salarial média, de 4,6% para 850 euros, ocorreu na região Centro, seguindo-se a região Norte com um aumento de 3,5%, para 827 euros líquidos.

Na região da grande Lisboa, a subida do salário médio ficou ligeiramente abaixo da média nacional, com 3,4% para os 1032 euros.

No Algarve a subida foi de 3,3%, para 837 euros. Nos açores, por outro lado, o salário médio caiu 1,6%, para 788 euros. Na Madeira o salário médio estagnou, surgindo nos 796 euros.

No que concerne às classes de trabalho, o salário médio líquido do grupo profissional dos “representantes do poder legislativo e de órgãos executivos, diretores e gestores executivos” é o que mais está a subir em Portugal. A publicação mostra que esse grupo de trabalhadores por conta de outrem passou a ganhar, em média, 1630 euros limpos por mês, cerca do dobro da média nacional que também subiu, para os 891 euros mensais, aumento provocado em parte pelo descongelamento de carreiras públicas e fim da sobretaxa do IRS.

Populares