17.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo vai ter mais três postos de despistagem para a Covid 19

O Alentejo vai contar com mais três postos de despistagem à Covid-19 em Beja, Grândola e Odemira, praticamente um ano depois de o primeiro «drive-thru» do género ter iniciado atividade em Sines.

Nestes postos, instalados pela Clídis e o Grupo HPA Saúde, o teste a realizar será a análise da RT-PCR por zaragatoa e só poderão realizar o teste os utentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde ou com prescrição médica, cujos resultados serão conhecidos no máximo em 48 horas.

Os centros móveis de Grândola e Odemira já estão em funcionamento e, até ao final deste mês, iniciará também o de Beja.

A marcação prévia é igualmente obrigatória e pode ser efetuada por telefone ou e-mail para a Clídis (269630370 ou covidclidis@grupohpa.com), exceto para o «drive-thru» de Beja, cuja marcação é realizada no site da Unilabs, o parceiro do Grupo HPA na área das análises clínicas.

“A parceria entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Clídis tem sido muito positiva durante esta pandemia”, salientou, em comunicado, o Grupo HPA.

Em Sines, devido a essa colaboração já foi possível realizar mais de 4.000 testes e, em junho passado, quando se detetou um surto no concelho de Grândola, as instituições organizaram-se em tempo recorde, realizando num só dia cerca de 300 testes, todos negativos.

“Mantemos o compromisso de colaborar e estar junto de quem precisa de nós e Beja, Grândola e Odemira já mereciam ter os seus «drives». Como vem afirmando há muito tempo a comunidade científica, é necessário testar de forma massiva, pois só dessa forma se pode identificar rapidamente o máximo de infetados e quebrar as cadeias de transmissão. Testar muita gente e testar rápido vai permitir-nos desconfinar mais depressa, mas sobretudo sermos mais rápidos que o vírus”, sublinha o grupo privado.

A localização dos diferentes drives pode ser consultada no site oficial do Grupo HPA Saúde.

Populares