14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aljustrel: Surto no lar de Messejana “foi ultrapassado”

O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Messejana, em Aljustrel, que provocou a morte de três utentes, já “foi ultrapassado”.

O Provedor das Instituição, Manuel Ruas,  adiantou hoje à Agência Lusa”podemos finalmente dizer que o surto foi ultrapassado”.

O surto no lar da Misericórdia de Messejana, no concelho de Aljustrel, distrito de Beja, foi detetado a 04 de fevereiro, quando uma funcionária da cozinha foi testada e teve resultado positivo para o novo coronavírus SARS-CoV-2.

Um segundo caso foi registado a 09 de fevereiro, quando uma utente que tinha sido transportada para o hospital de Beja devido a um episódio de urgência também teve resultado positivo, o que levou à testagem de todos os utentes e funcionários da instituição, num total de 75 pessoas.

No global, o surto na Misericórdia de Messejana registou 23 infetados, 19 entre os 37 utentes (três dos quais acabaram por falecer) e quatro entre as 35 funcionárias.

O surto obrigou mesmo à transferência de 15 utentes infetados para a Zona de Concentração de Apoio à População (ZCAP) na sede de concelho, de onde regressaram a 08 de março.

O provedor reconheceu ter sido um “momento complicado para todos” e deixou “uma palavra de agradecimento, coragem e solidariedade” para utentes e colaboradores.

“Continuamos resilientes e confiantes na recuperação, para que seja possível voltarmos a ter a liberdade que nos tem sido condicionada”, concluiu.

Populares