Alter do Chao

Alter do Chão vai à Golegã dinamizar economia do Cavalo

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 08 Nov. 2022
  • Horse Economic Forum vai lançar o debate: competir, cooperar e, no final, coopetir para exportar mais a economia do Cavalo.
  • A conferência Local Stakeholders for Global Market – The Coopetitive Relationship realiza-se já esta quinta-feira, dia 10 de novembro, e junta à mesma mesa dois municípios com enorme tradição equestre e objetivos comuns.

8 de novembro, 2022 - Alter do Chão vai à Golegã promover, já esta quinta-feira, a realização da conferência Local Stakeholders for Global Market – The Coopetitive Relationship, uma iniciativa do Horse Economic Forum. O objetivo do evento, integrado no programa da XLVI Feira Nacional do Cavalo, é encontrar respostas estratégicas para o futuro do setor equestre e deixar um desafio ainda maior: vamos coopetir e unir esforços para a dinamização da economia do Cavalo.

 

Do Turismo equestre ao Desporto, da Investigação à Ciência e da Educação à Saúde, como se pode, afinal, cooperar para exportar mais a economia do Cavalo? E porque é que competir pode significar cooperar ativamente quando o objetivo é comum, ou seja, coopetir? O repto é lançado pelo Horse Economic Forum, uma iniciativa do Município de Alter do Chão, que promete avaliar, pela primeira vez, o impacto da economia do Cavalo em Portugal, e que vai juntar à mesma mesa dois ilustres municípios do mundo equestre.

 

Com moderação da vereadora do património, cultura e turismo de Alter do Chão, Raquel Palmeiro, o painel de debate conta com a participação de Diogo Rosa, vice-presidente do Município da Golegã, Luís Ferreira Lopes, consultor de estratégia e comunicação e ex-assessor do Presidente da República para a área das Empresas e Inovação, Jorge Ortigão Costa, responsável pela coudelaria privada com o mesmo nome e a que mais exporta cavalos portugueses, e o cavaleiro profissional e treinador internacional de ensino Paulo Caetano.

 

O objetivo do Horse Economic Forum é comum a todos os concelhos ligados ao Cavalo, garante a autarca de Alter do Chão, que destaca o papel dinamizador que o Município pretende assumir com a realização destas iniciativas: “O Horse Economic Forum vai afirmar-se como uma plataforma de dinamização comum para todos os agentes do setor, que reconhecem a necessidade de uma ferramenta que lhes permita cooperar e avançar juntos, internacionalizando e exportando mais a economia do Cavalo”.

 

A conferência decorre no mesmo dia em que é assinado o protocolo de constituição da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, que une vários municípios, entre eles Alter do Chão e a Golegã, e cuja iniciativa partiu da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

 

Além do Annual Report - Estudo do Impacto da Economia do Cavalo - que será divulgado em 2023 - o Horse Economic Forum lançará também o Horse Business Ideias, o primeiro concurso de ideias de negócio centrado na economia do Cavalo.  Paralelamente, o Horse Economic Forum está já a promover a Alter Agenda, uma plataforma para facilitar negócios equestres, divulgar oportunidades de emprego e partilhar conhecimento a nível global sobre o setor.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28