26 Out. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Elvas

Ana Abrunhosa enaltece obras em Elvas e diz que “o Município tem um pacote muito significativo de projetos em execução, com apoios europeus” (C/SOM)

Regional 08 Jun. 2020

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve esta segunda-feira, dia 8 de junho, em visita ao concelho de Elvas, onde o Presidente da autarquia, Nuno Mocinha, teve a oportunidade de apresentar alguns projetos do Município para o futuro. O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, as obras da Escola Básica 2,3 de Santa Luzia e a visita a Vila Fernando foram alguns pontos desta visita.

Em declarações à RC, Ana Abrunhosa fez um balanço positivo da visita e afirmou que “a Câmara Municipal de Elvas tem um pacote muito significativo de projetos em execução, com apoios europeus”.

“Elvas é um território particularmente interessante e vê-se que não há projeto sem em primeiro lugar haver um planeamento. E acredito que o Presidente do Município já esteja a pensar nos dois próximos quadros comunitários e por isso apresentou-nos um conjunto de projetos, como a Barragem do Caia, que não é diretamente da nossa área, e a Área de Localização Empresarial Multimodal do Caia, um sonho antigo que o Presidente não abandona, e bem”. Sobre este último projeto, a governante diz que “estivemos a verificar as várias componentes do projeto e agora iremos fazer um ponto de situação. Como sabem está em construção uma estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço e estão previstos um conjunto de investimentos que o Governo Português quer comprometer com o Governo de Espanha para executar e neste momento o documento já está em Espanha para confirmarem ou não os investimentos para que esse documento seja aprovado na Cimeira Luso-Espanhola, que ainda não está agendada”.

Ana Abrunhosa visitou Vila Fernando, onde o Município de Elvas tem um projeto de construção de uma Comunidade de Conhecimentos e Inovação, “que nos pareceu muito interessante”, afirmou a Ministra, mas que “ainda não nos comprometemos com fundos, porque para isso tem de haver uma estratégia. A ideia desta construção, que possa ligar os outros centros de conhecimento da região e além-fronteiras e que possa também envolver centros de conhecimento do país, parece-nos muito importante já ter sido começado a ser planeado, até porque já está aí o próximo quadro comunitário”.

Quanto à Plataforma Logística do Caia, “parece-nos que é algo muito importante na estratégia de Portugal de alimentar a indústria, de sermos cada vez mais autossuficientes e de continuarmos a alimentar as nossas exportações. Mas os recursos são escassos e temos de perceber o contexto do que são as nossas escolhas o enquadramento que o projeto tem, que tem uma componente ferroviária e uma componente de plataforma logística e no contexto da EuroCidade é um projeto que faz todo o sentido de ser trabalhado como um projeto de cooperação que envolva investimento e gestão conjunta de Elvas e Badajoz”.

Na comitiva que esteve em Elvas, também estiveram presentes o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira e o presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31