06 Out. 2022
 
3 p’rás 5
15:00-17:00

Alqueva

Antiga astronauta da NASA com palestra na 'festa das estrelas' do Alqueva!

Regional Escrito por  Por Lusa 25 Jul. 2022

Uma palestra com uma antiga astronauta norte-americana da NASA é um dos destaques do programa da Dark Sky Party Alqueva, que se realiza, na sexta-feira e no sábado, no concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora.

Intitulada “My story”, a palestra com a ex-astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper realiza-se, no sábado, a partir das 22:40, no parque de merendas do Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, onde decorre a festa.

“A Heidemarie já esteve no escuro profundo do oceano e na Estação Espacial Internacional e vai falar sobre a sua história”, revelou hoje à agência Lusa Apolónia Rodrigues, coordenadora da Reserva Dark Sky Alqueva, uma das entidades organizadoras.

Segundo a responsável, Heidemarie Stefanyshyn-Piper é uma antiga astronauta da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla inglesa) e capitã aposentada da Marinha dos Estados Unidos da América.

“Ela vai falar sobre o seu percurso até chegar a astronauta, dado que, na altura em que aconteceu, era muito difícil para algumas mentalidades que consideravam que estes lugares eram, por direito, dos homens”, assinalou.

Organizada pela Dark Sky Alqueva, Câmara de Reguengos de Monsaraz e Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva (ATLA), a festa realiza-se no parque de merendas do Campinho, com um programa que integra atividades no Alqueva, ‘workshops’, palestras, provas de vinho e observações do céu.

A inauguração está marcada para sexta-feira, às 21:00, seguindo-se a palestra “Poluição luminosa: rejeitar uma herança do século XX”, por Raul Cerveira Lima, professor adjunto de física na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.

Para o primeiro dia do evento, estão também previstas as palestras “Passeio Cósmico”, com o astrofotógrafo Miguel Claro, e “Murmúrios da Terra”, com José Augusto Matos, guia do Dark Sky Alqueva e formador na área da astronomia, uma visita guiada ao céu a olho nu e uma observação noturna.

A Dark Sky Party Alqueva prossegue, no sábado à tarde, com atividades no Alqueva, como canoagem, barco com ‘bananaboat’ e ‘stand up paddle’, e uma observação solar pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.

Os ‘workshops’ denominados “Sistema Solar comestível” e “Universo de papel” estão agendados para sábado ao final da tarde, seguindo-se uma aula de ioga.

Para sábado à noite, além da palestra com a ex-astronauta, está marcada uma outra cujo protagonista é Humberto Campins, membro da Missão OSIRIS-REx da NASA e professor de física e astronomia na Universidade da Florida, nos Estados Unidos.

As palestras com os temas “Dos buracos negros às ondas gravitacionais” e “Ir ao Espaço dá saúde e faz crescer”, um concerto meditativo com Moksha Sound Journeys e uma observação noturna são as restantes atividade do derradeiro dia do evento.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31