Radio Campanario

Alentejo

CULTURA

Anunciada nova plataforma digital direcionada à artistas e agentes culturais do Alentejo

Regional 23 maio 2022

Os artistas e agentes culturais do Alentejo Central vão poder recorrer a uma nova plataforma digital para obter ajuda a “navegar pela burocracia” e informação “clara e simplificada” sobre a sua atividade, foi hoje anunciado.

Denominada Transforma-te, a plataforma, disponível em www.cimac.pt/transformate, foi lançada pelo Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

A plataforma apresenta informação sobre o novo Estatuto dos Profissionais da Cultura, fiscalidade, contribuições, apoio à criação de associações ou empresas, registos, licenciamentos ou gestão dos direitos de autor e direitos conexos.

Considerado pelos promotores como “inovador”, o Transforma-te promete “simplificar procedimentos burocráticos e capacitar os profissionais artísticos” em várias áreas importantes para a sua atividade.

“Ao longo dos anos, a CIMAC e os municípios seus associados têm-se esforçado para capacitar e apoiar os agentes culturais e criativos, com vista à sua independência, sustentabilidade e permanência no Alentejo Central”, justificaram.

Os promotores assinalaram que “muitos profissionais e estruturas artísticas” debatem-se com “questões burocráticas, como a fiscalidade, contribuições para a segurança social, registos e outras obrigatoriedades”.

Este projeto “procura apoiar o tecido cultural e criativo a navegar pela burocracia destes procedimentos, contribuindo para a simplificação da informação que é, na maioria dos casos, confusa, dispersa ou até mesmo incompleta”.

Além de conter “o máximo de informação possível”, com uma “linguagem acessível a todos”, o Transforma-te também conta com uma secção dedicada às oportunidades de financiamento e apoio, quer a nível local, como regional, nacional e internacional.

Os utilizadores vão poder igualmente preencher e enviar um formulário de contacto para uma equipa de consultores, que está disponível para prestar um apoio “mais especializado” aos artistas e agentes culturais.

Cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do programa operacional regional Alentejo 2020, o Transforma, coordenado pela CIMAC, pretende promover a inclusão social de populações excluídas ou isoladas, num contexto rural e de baixa densidade populacional.

C/Lusa

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30