Evora

"Aprometemos Atividade no Jardim" traz dança, música, arte e “saber fazer” a Évora

Regional 13 Ago. 2021

"Aprometemos Atividade no Jardim" é uma proposta da PédeXumbo, em co-organização com a Câmara Municipal de Évora, que vai levar dança, música, instalação artística e “saber fazer” ao Jardim Público de Évora, nos dias 14 e 15 de agosto.

Deixam o Espaço Celeiros e vão  agora habitar o verdejante Jardim Público de Évora, durante dois dias, com um programa frenético, que convida a criar, participar e desfrutar de diferentes disciplinas artísticas em conjunto, propondo formas reinventadas da tradição.

Este ciclo de programação é o primeiro de um conjunto de atividades que quer aproximar, cada vez mais, a PédeXumbo da cidade de Évora, aproximando ainda esta comunidade das práticas da dança tradicional e outras que promovemos, cativando novos públicos para dançar e criar em conjunto, na cidade que nos acolhe.

 

Programa:
Haverá um programa que traz uma Oficina de Danças Africanas, com a Associação Batoto Yetu, e uma Oficina de Forró, com Espaço Baião, estas são danças tradicionais que estão espalhadas pelas grandes cidades do mundo e têm cativado públicos de todas as idades.

 

Haverá uma Oficina de Flores de Papel, uma prática colectiva que a PédeXumbo tem vindo a promover no âmbito da investigação que desenvolvemos dos Mastros Tradicionais de Odemira. Esta oficina vai ensinar a técnica tradicional de dobragem de papel e culminar na inauguração de «@ menina@ Dança?», com a colocação das flores neste Mastro que será criado para Dançar.

"@ menin@ dança?" é uma instalação artística inspirada nos bailes tradicionais, em formato interativo, que convida quem passa a experienciar a essência de dançar em coletivo, e vai estar patente de 14 a 31 de agosto.

O ciclo de programação fecha com a energia estonteante do concerto de Turfu (FR), uma dupla futurista que mistura os ritmos dançantes do acordeão e as repetições abstratas da eletrónica. Longos crescendos techno, dissonâncias de acordeão e emoções confusas é como os franceses Matthieu Souchet e Raphaël Decoster nos transportam para o seu universo minimalista de um transe hipnótico, cru e festivo.

Fonte: Alentejo Hoje

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31