17 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arraiolos quer Árvore do Ano 2022 com classificação de interesse público!

A Câmara de Arraiolos (Évora) revelou hoje que vai avançar com o processo para a classificação de interesse público da Sobreira Grande, eleita Árvore Portuguesa do Ano 2022 e que vai representar o país no concurso europeu.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município alentejano assumiu que agora, com o apoio da proprietária da árvore, o objetivo é conseguir a classificação de interesse público deste sobreiro.

A Sobreira Grande (da espécie Quercus suber) venceu o concurso Árvore Portuguesa do Ano 2022, reunindo um total de 3.319 votos, e vai representar Portugal na competição da Árvore Europeia do Ano, cuja votação ‘online’ decorre em fevereiro.

Pelas estimativas técnicas efetuadas, este sobreiro, com “12 metros de altura”, terá “350 anos”, destacou a autarquia.

“O tronco tem 6,06 metros de perímetro, a copa tem 113 metros de perímetro” e a árvore “dá cerca de 80 arrobas de cortiça”, acrescentou.

“Pelo seu porte, alberga vida, desperta sentimentos e surpreende-nos com o diâmetro da copa, mas também pela forma como é querida, estimada e conhecida pela comunidade”, frisou a câmara.

Este sobreiro está situado entre os caminhos rurais da freguesia de Santa Justa (Vale do Pereiro), na Herdade da Parracha, indicou a autarquia.

A candidatura da Sobreira Grande à competição nacional foi promovida pelo município, com o apoio da sua proprietária, Maria Isabel Eusébio Pinto, com o objetivo de “valorizar o território e o montado de sobro e azinho enquanto património natural” da região.

Nesta paisagem “subiste uma atividade agrossilvopastoril importante para o ambiente e para a biodiversidade, a qual urge preservar e que constituem um importante recurso para a economia da região e do país”, destacou a câmara.

“Os sobreiros integram, de forma isolada ou em mancha contínua, a paisagem alentejana, de características mediterrâneas”, acrescentou a autarquia, referindo ainda que está previsto que a “Rota do Montado” e outros circuitos pedestres possam integrar esta árvore do concelho de Arraiolos, agora distinguida.

O concurso nacional é promovido, anualmente, pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC).

C/lusa

Populares