Evora

Arranca amanhã o Festival Hans Otte: Sound of Sounds em Évora

Arranca amanhã o Festival Hans Otte: Sound of Sounds em Évora TSF
Regional Escrito por  01 Dez. 2021

Hans Otte : Sound of Sounds, festival dedicado à obra do artista e compositor alemão Hans Otte (1926 - 2007), arrancou em outubro de 2021, em Lisboa, seguindo agora para outras três cidades portuguesas: Évora, Guimarães e Viseu.


O festival conta com exposições, concertos, conferências e a estreia mundial da peça de teatro musical J-CHOES - J'ai faim, dedicada aos compositores John Cage, Hans Otte e Erik Satie, da autoria de Lou Simard e Ingo Ahmels. Ahmels, assistente artístico de Hans Otte até à morte do compositor, assume a curadoria do festival com a pianista Joana Gama.

Parte fundamental da programação do festival é a participação da lendária pianista Margaret Leng Tan, que esteve em Lisboa no passado dia 6 de novembro, para atuar no concerto Oriente:Ocidente - Cage:Otte na Culturgest, ao lado de Joana Gama, e que regressa em abril para compor o elenco da peça de teatro musical J-CHOES - J'ai faim.

O festival Hans Otte : Sound of Sounds chega a Évora no dia 2 de dezembro começando por apresentar a conferência John Cage & Hans Otteàs 17h, com a presença da pianista Joana Gama e de Ingo Ahmels, especialista na obra de Hans Otte. A conferência tem lugar na Sala dos Espelhos do Departamento de Música da Universidade de Évora (Colégio Mateus d' Aranda / edifício da antiga Academia de Música Eborense, Rua do Raimundo) e tem entrada livre.

No dia seguinte, 3 de dezembro, às 19hJoana Gama apresenta-se ao piano com a obra O Livro dos Sons, de Hans Otte, no Auditório Mateus d'Aranda, no mesmo local. Este concerto foi inicialmente apresentado em 2020 na Culturgest, instituição que, juntamente com a estreia da peça, lançou um microsite com informação sobre o compositor e fez uma encomenda de  peças musicais  a seis músicos portugueses - Bernardo Álvares, Helena Espvall, Joana da Conceição, Norberto Lobo, Pedro Melo Alves e Violeta Azevedo - num tributo em forma de peças-concerto destinadas ao formato online, intitulado Abrindo o Livro dos Sons.

Por fim, a 4 de Dezembro, às 15h, tem lugar a inauguração da exposição Hans Otte: Sound of Sounds na Igreja São Vicente (Alcárcova de Baixo 59). A exposição apresenta as duas instalações sonoras arquetípicas Ich-Atemobjekt (1970) e Namenklang (1995) de Hans Otte, assim como uma seleção representativa de partituras e desenhos seus, complementados por fotografias biográficas, nomeadamente da autoria da filha do compositor, a fotógrafa Silvia Otte. A exposição conta ainda com a obra Air - Hommage an Hans Otte, John Cage, Den Klang Der Klänge und Einen Baum / Ar - Homenagem a Hans Otte, John Cage, Ao Som dos Sons e a Uma Árvore (2019/2020) de Ingo Ahmels, que parte de um texto que Hans Otte escreveu em homenagem a John Cage.

A exposição pode ser visitada até 31 de dezembro.

Depois de se instalar em Évora, o festival Hans Otte: Sound of Sounds segue viagem para Guimarães e Viseu, regressando, no final, a Lisboa.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31