02 Abr. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Evora

ARROJAL: Novo projeto da Universidade de Évora integra Rede Nacional de Arrojamentos

Regional Escrito por  13 Jul. 2021

A Universidade de Évora deu inicio a um projeto  com vista ao estabelecimento de uma rede regional de arrojamentos de cetáceos e tartarugas marinhas ao longo da costa Alentejana desde Troia a Odeceixe, integrando assim a Rede Nacional de Arrojamentos.

O projeto “ARROJAL: Apoio à Rede Nacional de Arrojamentos - Rede Regional Alentejo) ” é desenvolvido por investigadores do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora (CIEMAR) e pelo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Segundo a divulgação feita pela Universidade de Évora, o projeto tem como principais objetivos a recolha sistemática de informação sobre as espécies de mamíferos e répteis marinhos arrojados na costa alentejana, a avaliação das respetivas causas de mortalidade e a recolha de amostras biológicas, contribuindo para as coleções do banco nacional de tecidos de animais marinhos.

Além destas atividades o projeto pretende ainda realizar atividades de divulgação científica que contribuam para o aumento do conhecimento científico e da literacia dos oceanos. A equipa do projeto já se encontra no terreno tendo recebido o primeiro alerta no início de maio junto à Praia da Lagoa da Sancha em Sines. Os dados recolhidos permitiram identificar o animal como sendo um golfinho-comum (Delphinus delphis), espécie de cetáceo bastante frequente na nossa costa.

A Rede Nacional de Arrojamentos é coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e encontra-se dividida em redes regionais, coordenadas por outras entidades, de modo a dar uma resposta rápida e eficaz à ocorrência de mamíferos e répteis marinhos encalhados na costa portuguesa. O ARROJAL resulta de uma colaboração entre a Universidade de Évora e o ICNF, sendo financiado pelo Fundo Ambiental.

O alerta em casos de arrojamentos é bastante importante para que a resposta seja o mais eficiente possível.

Caso detete um arrojamento de mamífero ou réptil marinho vivo ou morto poderá contactar o número nacional de rede de apoio a mamíferos marinhos (ICNF) - +351 968 849 101.

O alerta será em seguida encaminhado para o ARROJAL que procederá à resposta.

Poderá também contactar o ARROJAL diretamente através do número +351 932 004 615 ou das páginas nas redes sociais (Facebook - @ARROJAL.arrojamentos.Alentejo, Instagram - @arrojal_arrojamentos_alentejo).

Fonte/Foto: Universidade de Évora

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30