07 Fev. 2023
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

Vila Vicosa

“As sete câmaras envolvidas têm feito tudo para termos uma plataforma, falta um transitário para 15M€” diz Inácio Esperança(c/som)

Regional Escrito por  11 Out. 2022

 


 

O Presidente do PSD,Luís Montenegro, está por estes dias de visita ao distrito de Évora para 4 dias com passagem pelos concelhos e com uma vasta agenda de encontros e reuniões programada.

Esta manhã, o Presidente do PSD esteve reunido com empresários num encontro que ocorreu no Hotel Mármoris em Vila Viçosa, onde esteve também presente Inácio esperança, Presidente da CM de Vila Viçosa.

Neste encontro, alguns empresários do setor dos mármores manifestaram algumas preocupações relativamente à falta de infraestruturas que lhes permitam escoar o seu produto.

O Autarca de Vila Viçosa aproveitou este encontro para dar conta que empresários “as Câmaras de Alandroal, Borba e Vila Viçosa, Estremoz e Sousel, conjuntamente com o IP, promoveram um estudo para ver a viabilidade de uma Plataforma Logística que fica no sentido de Vila Viçosa.”

Trata-se da construção de um terminal de cargas e descargas em Alandroal e que serviria toda a região, cuja viabilidade económica já foi entretanto reconhecida pelo governo.

Recorde-se que entre 2021 e 2022, a Infraestruturas de Portugal (IP) e diversos municípios do distrito de Évora desenvolveram "estudos de mercado, de viabilidade técnica e ambiental e análise custo-benefício" para avaliar a viabilidade da instalação de terminais de mercadorias nos concelhos de Alandroal, Évora e Vendas Vendas. Nenhum das três localizações apresentou "viabilidade financeira". Mas o de Alandroal dispõe de "viabilidade económica".

De acordo com Inácio Esperança, “a linha passa mesmo no limite do concelho , à freguesia de de Bencatel , quando se vai para Alandroal-Évora , ao lado direito, onde fica localizada uma ponte” sublinhando “a Plataforma, caso venha a ser construída é praticamente toda no concelho de Vila Viçosa e a ideia é poder fazer o transporte dos mármores , não só de blocos como do produto ou subproduto transformado.”

Segundo Inácio esperança foi pedido a todas as empresas de Vila Viçosa que respondessem a um inquérito sobre a necessidade de transporte ferroviário para escoar os produtos , neste momento responderam apenas duas – António Galego e Filhos Lda e a Solubema e só com estes já seria viável, sendo necessários 58 comboios anuais

O Presidente da CM de Vila Viçosa realçou ainda “falta agora arranjar 15 milhões de euros ; as câmaras já fizeram o seu papel e a viabilidade é real “ concluindo que “Precisamos de um transitário que invista 15 milhões de euros porque já existe um pré-acordo com a IP para que isso possa ser feito.”

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28