26 Out. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Sines

Assembleia da República aprovou resolução que  retoma o serviço regional de passageiros de Sines

Regional 16 Ago. 2021

A Assembleia da República aprovou uma resolução em que recomenda ao Governo que retome o serviço regional de passageiros na Linha de Sines, servindo, numa primeira fase, as estações e apeadeiros atualmente existentes com ligação a Ermidas-Sado e a Setúbal.

Na resolução publicada em Diário da República no dia 10 de agosto, a Assembleia da República recomenda ao Governo, nomeadamente, que retome o serviço regional de passageiros na Linha de Sines, servindo, numa primeira fase, as estações e apeadeiros atualmente existentes com ligação a Ermidas-Sado e a Setúbal.

Recomenda também a AR que o Governo estude, numa fase posterior, em articulação com o município de Sines e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, a localização adequada e construção da nova estação de Sines, interface intermodal para o transporte público.

A AR recomenda igualmente ao Governo que restabeleça o serviço regional da Linha do Sul, com partida no Barreiro e destino a Tunes, com paragem em todas as estações dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Ourique e Odemira, acautelando a mobilidade das populações das regiões interiores privadas de alternativas de transporte público.

Na mesma resolução, a Assembleia da República recomenda ao Governo a reposição dos locais de paragem do serviço Intercidades em Setúbal e Alcácer do Sal e a articulação do transporte ferroviário e dos horários do serviço Intercidades com as necessidades das populações e dos utentes, incluindo as deslocações pendulares.

“A aprovação desta Resolução demonstra que, neste momento, existe uma nova sensibilidade para a questão da ferrovia, algo que no passado nem sempre se verificou, ou por razões nacionais ou por razões locais. A Resolução está, ainda, em linha com o caminho iniciado pelo Governo, quer no Plano Nacional de Investimentos quer no Programa de Recuperação e Resiliência. Para Sines e para os sinienses, bem como para o Alentejo Litoral, são muito boas notícias”, assinala Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines.

 

In CM sines 

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31