×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Evora

Assembleia Municipal de Évora aprova atribuição do nome Mestre João Cutileiro-Escultor à Rotunda do Raimundo

Regional 03 Mar. 2021

 

A Assembleia Municipal de Évora, reunida na primeira sessão ordinária de 2021, em 26 de fevereiro,  aprovou, por unanimidade, uma proposta apresentada pela Bancada do PS  na qual foi proposto ao executivo municipal que,  à Rotunda das Portas do Raimundo seja dado o nome de PRAÇA JOÃO CUTILEIRO – ESCULTOR.

João Cutileiro, reconhecido escultor,  morreu no Hospital Pulido Valente, em Lisboa,no passado dia 5 de janeiro, com complicações provocadas por um enfisema pulmonar.

A cidade de Évora, no Alentejo, foi o local que escolheu para trabalhar e viver. Em 2016, cedeu todo o seu espólio à cidade “para poupar os meus filhos de ficarem com isto, palavra de honra”, confessava aos jornalistas.

Foi assim que nasceu a casa/atelier do artista que trabalhou o mármore, onde fez nascer figuras, paisagens e monumentos – alguns polémicos – por todo o país.

Nesta sessão da Assembleia Municipal foi ainda votada favoravelmente a proposta de alteração ao Regulamento Municipal das Zonas de Estacionamento na primeira sessão ordinária de 2021, realizada no dia 26 de Fevereiro, por vídeo-conferência.

Conforme informação avançada na página oficial do Município de Évora, esta proposta visou actualizar, suprir lacunas e omissões, bem como introduzir alguns acertos e aperfeiçoamentos relativamente ao anterior Regulamento. De entre as alterações, destaca-se o acesso de Instituições sediadas no Centro Histórico de Évora a lugares de estacionamento reservado; e, para atribuição do selo de residente, deixa de ser obrigatório a apresentação de carta de condução do requerente, uma vez que a viatura não tem de forçosamente ser conduzida pelo próprio.

Nesta sessão foi ainda aprovado um conjunto de moções e recomendações, sendo a primeira, aprovada por unanimidade, uma moção referente ao “Subsídio de insalubridade e penosidade para todos trabalhadores da Administração Local com funções de risco para a saúde”, proposta pela CDU e lida por José Figueira, a moção “Apoiar o associativismo cultural, social e desportivo uma urgência em tempos de surto epidémico da doença da covid-19”, também da CDU, uma proposta de recomendação, feita pelo PSD e lida por Ângela Caeiro, intitulada “Transmissão online das sessões da Assembleia Municipal de Évora” mereceu também aprovação unânime.

Foram ainda aprovadas, uma moção da Bancada do PS, lida por Ananias Quintano, em que se “aprova o repúdio à prisão de Alexei Navalny, segundando o pedido da União Europeia para a sua libertação imediata” e  uma recomendação da Bancada do PS, apresentada por Ananias Quintano sobre a reparação de todas as vias e ruas do Concelho.

A Assembleia aprovou ainda, por unanimidade, um voto de pesar pelo dramático falecimento do andebolista Alfredo Quintana,  subscritapelo deputado José Figueira da CDU.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30