14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz celebra 85 anos

AHBVRM

Em Fevereiro de 1934, numa reunião ordinária do Atlético Sport Clube, o presidente da coletividade, Francisco da Rosa, levantou, pela primeira vez, perante os restantes membros da direção, a possibilidade de modificar os estatutos de forma a contemplar, no futuro próximo, a criação de uma secção de Bombeiros Voluntários em Reguengos de Monsaraz. 

Em Março de 1934, em reunião ordinária, a direcção do Atlético Sport Clube (ASC) resolveu nomear uma Comissão Organizadora de forma a gerir, não só os elementos que entretanto se tinham juntado ao grupo inicial de “bombeiros”, como também a nova secção que, entretanto, fora constituída.

Logo que entraram em funções, a 4 de Abril de 1934, estes homens resolveram distribuir pela população uma circular onde explicavam os benefícios e as vantagens que as corporações de bombeiros traziam à comunidade.

No dia 25 de Agosto de 1935 foi oficialmente inaugurado, em Reguengos de Monsaraz, o Corpo de Salvação Pública – Bombeiros Voluntários.

Nesta altura, já possuía 35 voluntários e em Abril de 1936 verifica-se a inscrição na Liga.

A 7 de Julho de 1939 ocorre a eleição da primeira Direção do Corpo de Salvação Pública e em Fevereiro de 1941 foi eleita a segunda Direção da história dos Bombeiros Voluntários de Reguengos. Os estatutos são aprovados e reconhecidos no dia 21 de Março de 1941.

O ano de 1946 foi um ano marcante para todas as corporações de bombeiros, primeiro com o aparecimento do novo Regulamento dos Corpos de Bombeiros, publicado pelo decreto nº 35857 de 11 de Setembro e, em segundo, com a criação do Conselho Nacional do Serviço de Incêndios. Quer um, quer outro iriam implicar mudanças significativas na corporação reguenguense, principalmente, ao nível do seu funcionamento interno.

Atualmente  a Associação conta com 45 operacionais.
 

Populares