9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Associação Terra Mãe de apoio social a jovens distinguida com Prémio BPI “La Caixa” Rural 2020

Foto: CASES

A Associação Terra Mãe, uma organização que visa o acolhimento e apoio social de crianças e jovens, foi distinguida com o Prémio BPI “La caixa” Rural 2020, com o Projeto 3 C’s – Criar, Capacitar e Crescer. Este projeto visa a criação de um Centro de recursos para o desenvolvimento familiar do concelho de Viana do Alentejo.

A segunda edição do prémio visa apoiar projetos/instituições de ação social em zonas rurais, em que as populações vivem mais isoladas e onde o impacto da pandemia se faz sentir.

Segundo informa um comunicado enviado à nossa redação, durante a pandemia a Associação Terra Mãe manteve o atendimento e acompanhamento psicossocial a famílias vulneráveis, bem como o apoio terapêutico especializado a crianças com menos de 6 anos.

Este prémio que é atribuído à organização, no valor de 37.100,00€, vai ser aplicado no Projeto 3C’s – Criar, Capacitar e Crescer que a Associação Terra Mãe lançou, em parceria com o Município de Viana do Alentejo, a Associação Terras Dentro e a Universidade de Évora, para colmatar as necessidades que existiam ao nível das competências pessoais das famílias.

O projeto visa criar um Centro de Recursos para o Desenvolvimento Familiar de forma a capacitar as famílias mais vulneráveis e dar resposta especializada a crianças e adolescentes.

O Município de Viana, parceiro nesta ação, irá disponibilizar um espaço e material para o projeto, bem como apoiar a implementação de ações e a integração de estagiários. Por seu lado, cabe à Universidade de Évora supervisionar e avaliar a execução de recursos e integrar, também, estagiários. À Terras Dentro caberá a sinalização de famílias e apoio técnico.

Entre as atividades previstas do Projeto cabe a criação do Centro de Recursos para o Desenvolvimento Familiar onde se prevê a dinamização de ações que procurem diminuir os fatores de risco familiar através da compreensão das suas necessidades, programas de competências sociais e pessoais, assim como, atividades terapêuticas e lúdico pedagógicas durante as férias escolares.

Populares