17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Até outubro a PSP deteve 724 pessoas por violência doméstica e sinalizou mais de 8 mil crianças

A Polícia de Segurança Pública (PSP), de 23 a 27 de novembro de 2020, implementou a Operação “A violência fica à porta”, que visou:

  • Detetar e sinalizar potenciais vítimas de violência doméstica;
  • Sensibilizar a população para esta temática, nomeadamente para a importância do reconhecimento dos sinais que possam levar à identificação de potenciais vítimas;
  • Reforçar a divulgação das formas de denúncia, primordialmente o contacto direto violenciadomestica@psp.pt.

 Neste contexto, a PSP concretizou 1.191 contactos individuais de prevenção criminal e 179 ações de sensibilização grupais, às quais assistiram 1.879 participantes cumprindo os normativos aplicáveis ao atual contexto de saúde pública, num total de 3.070 cidadãos sensibilizados.

A PSP organizou, por intermédio do Instituto Superior de Ciências Polícias e Segurança Interna (ISCPSI) um webinar subordinado ao tema “Desafios para a Segurança das Mulheres no Século XXI”, servindo o mesmo também para assinalar o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, consagrado pela Organização das Nações Unidas em 1999.

A PSP participou ainda em 23 Seminários/Conferências organizados a nível regional, em substituição das marchas, desfiles e outros eventos organizados habitualmente nesta data.

A sensibilização efetuada estendeu-se ainda à participação da PSP em 42 intervenções junto dos órgãos de comunicação social, servindo as mesmas para sensibilizar e motivar a população em geral, e as vítimas de violência doméstica em particular, para denunciarem os crimes de que tenham conhecimento ou de que estejam a ser vítimas.

O fenómeno da violência doméstica, tipificado como crime, continua a assumir proporções que preocupam a PSP e que reclamam a mobilização de toda a sociedade no seu combate.

Destacamos os seguintes registos da PSP, por violência doméstica, no presente ano (até 30 de outubro):

Participações: 13.485

Planos individuais de segurança implementados pela PSP: 31.945

Medidas de contacto periódico com a vítima: 9.156 processos dos quais resultaram 51.829 contactos de policiamento de proximidade

Crianças sinalizadas às CPCJ em situações de risco: 8.390, 149 das quais com retirada cautelar da criança do contexto familiar

Detenções: 724

A PSP refere que mantém “permanentemente disponível a N/aposta no email violenciadomestica@psp.pt para comunicação de situações de violência doméstica, de forma discreta e direta à PSP, protegendo as vítimas e os denunciantes. Esta comunicação pode ser efetuada pelas vítimas, pelos seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho ou por outros cidadãos que delas tenham conhecimento”.

Populares