Atriz Alentejana Eunice Muñoz comemora 80 anos de carreira com documentário!

Regional 15 Set. 2021

A Atriz Eunice Muñoz nasceu a 30 de julho de 1928 na Amareleja, concelho de  Moura.

Uma referência do teatro, televisão e cinema português, considerada unanimemente uma das melhores atrizes portuguesas de todos os tempos, foi  Doutora honoris causa pela Universidade de Évora, em 2009.

A Atriz alentejana está a celebrar 80 anos de carreira e a data vai ser assinalada de forma especial, através de um documentário sobre a sua vida ,  realizado a pedido da atriz como passagem de testemunho à neta.

A data de estreia está prevista para dia 4 de novembro em mais de 30 salas do país.

Conforme notícia avançada pela TVI, durante uma apresentação do filme à imprensa, a atriz afirmou "Decidi que era altura de passar o testemunho e ver continuado o sonho do teatro pela minha neta Lídia [Muñoz], testemunho que passo orgulhosamente e que quis ver registado pelo cinema”.

Realizado por Tiago Durão, “Eunice ou carta a uma jovem atriz” terá uma antestreia, a 3 de outubro.

Posteriormente estreará, pelo menos, em 32 salas de cinema distribuídas por todo o País. Este filme revisita a vida de Eunice Muñoz através das suas memórias privadas, oferecendo ao público uma visão do lado humano da atriz, através da entrada na sua casa, que abre caminho a uma viagem pelos últimos 80 anos, que começaram no velho palco do Teatro Nacional e começa com uma sequência de imagens sob a voz do ator Ruy de Carvalho, que faz o prólogo do filme, seguida da música de Maria João Pires, a tocar a sonata n.º 14 de Beethoven.

“O filme foi como uma bola de neve e foi-se fazendo”, explicou Tiago Durão, que a dada altura da sua realização convocou Luís Miguel Cintra para dar voz a um poema de António Barahona, enquanto são passadas em retrospetiva imagens de Eunice mulher, com a família, e da Eunice atriz, nos palcos e no cinema.

Em “Eunice ou carta a uma jovem atriz”, que começou a ser feito em outubro do ano passado, Tiago Durão procurou filmar a atriz como ela é: “uma mulher normal como todas as outras, mas que é atriz, não por escolha apenas, mas por imposição do teatro, e penso que conseguiu filmar-me em casa como mulher e em palco como atriz”, considerou Eunice Muñoz.

Fonte: TVI

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31