7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Autarquias vão poder dar a sua opinião ao Governo sobre furo de petróleo na costa alentejana

O consórcio Eni/Galp voltou a pedir um adiamento para avançar com o furo de petróleo na bacia do Alentejo, em que, sob o novo regime legislativo aprovado em Julho no Parlamento, as autarquias locais vão poder dar a sua opinião, notícia o JN esta quinta-feira, 16 de Novembro.

A Galp lamenta que as regras tenham sido alteradas a meio do jogo mas garante que “mantém o interesse no projeto uma vez que os pressupostos e fundamentos que estiveram na sua decisão permanecem atuais”.

A empresa já submeteu o pedido de adiamento do furo na costa alentejana para 2018 e as autarquias da região estão agora a pronunciar-se junto da Direção-Geral de Energia.

Ainda assim, fonte oficial da petrolífera ao jornal revelou ao jornal que o consórcio “está a desenvolver todos os esforços e a cumprir escrupulosamente todos os passos que um projeto desta natureza envolve, sendo que alguns destes passos têm vindo a ser introduzidos ou solicitados ao consórcio à medida que o processo se desenrola”.

Com este adiamento torna a repetir-se o que sucedeu no final de 2016, quando o governo de António Costa decidiu dar mais um ano às duas petrolíferas para realizarem o furo, cujo objetivo é avaliar se existe petróleo no fundo do mar do Alentejo, significando isto, que a decisão final passa agora a estar nas mãos do Executivo de António Costa.

Populares