Imprimir esta página

Alcacer do Sal

Autárquicas 2021: Vítor Proença é o candidato do CDU à Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Regional 18 Jun. 2021

Vítor Proença, tem 64 anos, é gestor na área da comunicação e é o candidato escolhido, pelo CDU à presidência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal,

Vitor Proença é o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, desde outubro de 2013.

Integra desde 2014 o Conselho de Concertação Territorial, órgão presidido pelo 1.º Ministro e que inclui apenas seis Presidentes de Câmara.

Desde 2021 passou a integrar a Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Profundo conhecedor e defensor dos interesses do Litoral Alentejano, Vitor Proença, destacou-se em intervenções diretas que viabilizaram, entre outras, a construção e abertura do Hospital do Litoral Alentejano, a afirmação turística do Alentejo Litoral, a vinda de mais médicos para o Alentejo, o Sistema Público de Abastecimento de Águas e Efluentes do Alentejo, medidas pela despoluição das praias e o novo Sistema de Redução Tarifária nos passes em transporte rodoviário.

É o Presidente da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral que reúne os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira. Por inerência de funções preside ao seu Conselho Estratégico.

Tem contribuído para as estratégias de captação de fundos comunitários.

Presidiu à AMGAP  - Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo que inclui 20 municípios, integrou o Conselho Diretivo da ANMP – Associação Nacional dos Municípios Portugueses entre 2013 e 2017 e integra o Conselho Geral da ANMP.

Entre 2001 e 2013 presidiu à Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Em 2016 foi distinguido como “Personalidade do Ano” pelo semanário Sem Mais e em 2007 “Autarca do Ano” pela revista Mais Alentejo.

Em 2016 representou a ANMP no Congresso das cidades e regiões da Europa em Nicósia e em 2018 no Fórum Mundial da Água em Brasília.

Enquanto Presidente de Câmara recebeu 3 personalidades Prémios Nobel, respetivamente José Saramago, D. Ximenes Belo e recentemente José Ramos Horta.

No Concelho de Alcácer do Sal já se encontrou com o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Subscreveu, em 2010 em Bruxelas, o Pacto dos Autarcas para o combate às alterações climáticas.

Acérrimo defensor dos direitos dos trabalhadores, comerciantes e agricultores, Vítor Proença esteve sempre ao lado de quem trabalha e produz, na defesa das suas justas causas.

Vítor Proença atribuiu ao ex – Presidente da República Jorge Sampaio, à Associação 25 de Abril e ao fadista Carlos do Carmo a chave da cidade de Santiago do Cacém.

Vitor Proença é membro do PCP desde há 45 anos e integra a Comissão Concelhia de Alcácer do Sal do Partido, bem como o GTAL – Gabinete Técnico de Apoio às Autarquias Locais, junto do Comité Central do PCP.