28 Jan. 2022
 
Terço
19:30-20:00

Barrancos

Barrancos: No Parque de Noudar a vida apresenta-se em estado selvagem e de absoluta pureza

Regional 06 Nov. 2021

O Parque de Natureza de  Noudar localiza-se na Herdade da Coitadinha, por ‘detrás-dos-montes’ entre o serpenteado do rio Ardila e da ribeira de Múrtega, encaixado entre cumes e colinas na proximidade da vila de Barrancos. O caminho desde a entrada do Parque até ao castelo de Noudar, atravessa uma extensa área de montado de azinho que termina com vista majestosa para a confluência das duas linhas de água.

Percorrendo a pé antigos trilhos e caminhos de terra vão-se descobrindo outras histórias, os fundos dos vales onde descansam moinhos-de-água, bosques selvagens em encostas que escorregam para os rios, cristas rochosas que se erguem acima de toda a paisagem.

O montado, as pastagens, o olival, o pastoreio com vacas e o porco preto, são os sinais comuns às herdades vizinhas desta região. Mas aqui, um relevo mais abrupto e rochoso protegeu enclaves de vegetação onde permaneceram azinhais e bosques densos, onde a luz entra com dificuldade, redutos únicos numa paisagem muito alterada pelo homem.

Em Noudar a vida apresenta-se em estado selvagem e de absoluta pureza. Nas suas deslumbrantes paisagens vive  o lince ibérico, que ali se tem reproduzido e reintroduzido no habitat.

Entre a ribeira da Múrtega e o rio Ardila que correm de Este para Oeste, situa-se o Castelo de Noudar, acabado de construir em 1307 no reinado de D. Dinis.

O local foi escolhido pela sua defesa natural, o fácil acesso e aproveitamento de uma nascente de água de excelente qualidade, a Fonte da Figueira, localizada a cerca de 250 metros a Este do castelo, sob o cerro denominado da Forca. Na proximidade do Castelo existem, terras boas para a agricultura e extensos montados para o pastoreio do gado. A fortaleza medieval foi importante na defesa da fronteira com Castela nos princípios do século XIV.

Definida a fronteira com Castela, Noudar recebe foral em 1295 e D. Dinis procura povoar o território. Esta necessidade justificou a criação do primeiro "Couto de Homiziados”, isto é, um local onde pessoas perseguidas pela justiça podiam viver em paz desde que daqui não saíssem. A partir do séc. XV começam a instalar-se, fora da vila de Noudar, alguns aglomerados de cariz familiar em pequenos montes com exploração agrícola e pecuária.

Ao longo da Idade Média, Barrancos evolui e o número de moradores da aldeia ultrapassa, muito rapidamente, o da vila de Noudar. Em torno de Barrancos concentra-se a maioria dos novos povoadores do termo de Noudar. A importante concentração origina em 1493 uma inquirição da coroa portuguesa sobre a aldeia de Barrancos que Castela pretendia ser sua, sendo na realidade de Portugal. Barrancos desenvolve-se a partir do século XIV, sendo coincidente o decréscimo das populações de Noudar com o seu crescimento, a partir do século XVI. Em 1774 Barrancos partilha com Noudar a sede de concelho mas, em 1836, o concelho de Noudar deixa de existir.

Existem 2 alojamentos disponíveis, resultantes da recuperação cuidada de estruturas já existentes e que respeitam integralmente a arquitetura simples e típica do Alentejo, mas com todo o conforto dos dias de hoje. O restaurante é famoso pelos seus pratos da cozinha mediterrânica confecionados com produtos da região.

A melhor forma de conhecer Noudar, o Parque e o seu castelo é realizando qualquer um dos seus 5 trilhos oficiais, que variam entre os 2 e os 4 quilómetros de distância. Qualquer um deles possibilita a descoberta da biodiversidade aqui existente, assim como do castelo, dos rios e ribeiras e de fontes de água fresca e pura. São fáceis de realizar e podem ser feitos com crianças.

É ainda possível realizar diversas atividades em família, como piqueniques, passeios de BTT, contemplação da fauna e da flora e até observação de estrelas. A fraca iluminação artificial deste parque faz com que seja um local com excelentes condições para a prática de astroturismo, sendo parte da reserva Dark Sky Alqueva.

 

Fonte: Parque Noudar/Vortex Mag

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31