14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Beja: Esquadra 301 – “Jaguares” vai apadrinhar “Silver”, um tigre da sibéria

Tal como a Rádio Campanário noticiou, o NATO Tiger Meet 2021, “um dos maiores exercícios internacionais alguma vez realizados em Portugal”, está a decorrer na base aérea nº 11, em Beja.

A Força Aérea Portuguesa, na sua página oficial, dá conta que com as suas aeronaves pintadas como tigres, a anfitriã deste extraordinário evento – a Esquadra 301 “Jaguares” – atua como embaixadora desta espécie e irá apadrinhar o Tigre-da-sibéria associando-se ao Jardim Zoológico pela conservação da biodiversidade.

Proveniente dos vales com encostas rochosas na bacia do rio Amur, localizado na fronteira entre a Rússia e a China, os Tigres-da-Sibéria são a subespécie de tigre de maior dimensão. 

Muitos são os esforços que têm sido dedicados á conservação do Tigre. Ameaçados pela caça para o comércio das peles, pelo trafico de órgãos para a medicina tradicional chinesa, pela perseguição por parte da população local para proteção do gado doméstico e pelas consequências do desenvolvimento das áreas agrícolas e urbanas, esta subespécie viu-se reduzida a 20 – 30 animais em 1940. Com o apoio de outros jardins zoológicos, parques e reservas da vida selvagem, estima-se que existam cerca de 400 Tigres-da-Sibéria em áreas protegidas”, pode ler-se na página da FA.

A Força Aérea, através da Esquadra 301 – “jaguares”, sentindo-se solidária com esta problemática, apoia esta causa apadrinhando um Tigre-da-Sibéria, o Silver.

A Esquadra 301-“Jaguares” iniciaram a sua operação em janeiro de 1969 na AB5 Nacala, Moçambique, e com o final da guerra do ultramar e a reestruturação da Força Aérea, os Jaguares passaram a operar a partir da Base Aérea nº 6, Montijo, com a designação de Esquadra 62.

Em 1978, fruto da reorganização do sistema de numeração das Unidades Aéreas, os Jaguares receberam a designação de Esquadra 301, que detêm atualmente.

Em 1994, a Esquadra 301 foi transferida para a Base Aérea Nº11 e equipada com a aeronave Alpha-Jet, mantendo a mesma missão atribuída. Os Jaguares voam atualmente a partir da Base Aérea nº5, em Monte Real, onde têm feito prevalecer o seu lema “DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA”.

Foto: Força Aérea Portuguesa

 

Populares