Beja

Beja recebe a partir de hoje o XV Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura!

Regional 21 Out. 2021

Beja acolhe hoje  e amanhã o XV Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura (CSM), subordinado ao tema “A (Des)Humanização da Justiça – Tecnologias como meio e não como fim”,

A iniciativa decorrerá no Teatro Pax Julia – Beja onde os magistrados judiciais estarão reunidos para debater a questão da (des)humanização da Justiça face à era das novas tecnologias, numa perspetiva de que estas sejam usadas como um meio e não como um fim.

Conforme notícia avançada pelo Lidador Notícias, este encontro contará com as intervenções, na sessão de abertura, do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e, por inerência, do CSM, Conselheiro Henrique Araújo, do Secretário de Estado Adjunto da Justiça, em representação da Senhora Ministra, Conselheiro Mário Belo Morgado, e do Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio.

O CSM dedica um dos painéis do Encontro a uma reflexão sobre a “Sociedade Digital”, para a qual contará com a intervenção do Reitor da Universidade do Porto, Professor Doutor António Sousa Pereira. Para apresentar o painel “Inteligência artificial aplicada ao Direito”, foram convidados o Professor universitário Paulo Sousa Mendes e a Juíza Adjunta do Gabinete de Apoio ao Vice-Presidente e Membros, Célia Santos.

Na tarde de hoje, a palavra será dada a peritos do Observatório Permanente da Justiça, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que irão dissertar sobre “Condições de Trabalho nos Tribunais Portugueses entre o ‘normal’ e os novos contextos pandémicos” e ainda sobre as transformações que as novas tecnologias trouxeram para as práticas judiciais. A emergência do teletrabalho e os seus impactos será outro dos temas debatidos, com a participação de um especialista do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social.

Amanhã,  dia 22 de outubro, terá lugar uma mesa redonda sobre a perspetiva prática das alterações que a pandemia provocou no modo de funcionamento dos Tribunais, com a participação dos Juízes de Direito António Gomes e João Ferreira.

O Encerramento do XV Encontro Anual do CSM ficará a cargo do Vice-Presidente do CSM, Conselheiro José de Sousa Lameira.

Fonte: Lidador Notícias 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31