20.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Bloco de Rega de Reguengos acaba com problemas da Vigia e permite regadio para as vinhas de Redondo”, diz António Recto (c/som)

O presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto, abordou aos microfones da Rádio Campanário o novo plano de Rega de Reguengos e deu ainda a conhecer o projeto de alargamento do perímetro de rega da Barragem da Vigia.

António Recto começou por explicar que “foi aberto o concurso para a execução da obra, estamos a falar dos 11mil hectares denominados ‘Bloco de rega de Reguengos’”. O concelho de Redondo “tem cerca de 2 mil hectares dentro desse perímetro de rega. Estamos a acompanhar o projeto desde início, por nossa sugestão foram efetuadas algumas alterações ao projeto que nos permite ficar com uma ligação para a Barragem da Vigia que em anos de seca nos permite colocar cerca de 13 milhões de metros cúbicos de água na Barragem da Vigia. A conclusão do bloco de ‘Rega de Reguengos’ certamente acabará com este sufoco de falta de água na Barragem da Vigia”.

O edil de Redondo deu ainda a conhecer o projeto de alargamento do perímetro de rega da Barragem da Vigia, que se encontra em “fase de pré-projeto, isto é, mais 2 mil hectares de regadio para norte de Redondo. Estamos a falar de regadio para vinhas, ou seja, de pouco consumo de água”.

“O projeto irá beneficiar bastantes interessados, sabemos que não chegará para todos mas temos noção que alguns têm autonomia em termos de água”

António Recto
 

O autarca disse ainda que o estudo se encontra a cargo da EDIA “que nada tem a ver com o bloco de ‘Rega de Reguengos’, a não ser a oportunidade que tivemos de aumentar as condutas que colocam a água na barragem da vigia”. Com este alargamento “as vinhas do concelho de Redondo ficam praticamente todas regadas, logo esperamos um amento da produção de uva e consequente aumento da produção de vinho, que é o nosso principal objetivo”.

Populares