03 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-23:00

Elvas

Câmara de Elvas com orçamento de 24ME para 2022, inferior ao de 2021

Regional 25 Nov. 2021

Para o ano de 2022, o orçamento da Câmara Municipal de Elvas é de 24 milhões de euros, menos seis milhões em relação ao de 2021, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, José Rondão de Almeida.

“Este [orçamento] é de 24 milhões de euros com uma perspetiva de podermos chegar aos 30 milhões à mesma. É natural que depois, em termos de execução, seja igual [30 milhões de euros]”, referiu o presidente.

José Rondão de Almeida revelou que  o orçamento foi aprovado “por unanimidade” na última reunião do executivo municipal.

Para o ano de 2022, Rondão de Almeida referiu que a estrutura da receita “mantém-se” idêntica há dos últimos dois anos, destacando que a câmara vai ter que “atuar bastante” na redução da despesa, sendo “por aí” que vão “tentar” o equilíbrio financeiro.

Para o próximo ano, o presidente estima que a redução da despesa se situe entre os “30 a 35%”, estando focada em áreas relacionadas como a contratação de mão de obra, contratação de prestação de serviços e a suspensão de um conjunto de obras.

“Na área do pessoal estava prevista a colocação de mais de 30 pessoas, o que equivalia a um gasto na ordem de um milhão de euros, parei com esse concurso. Eu estou também a tentar evitar outra despesa com a recolha dos lixos (prestação de serviços), também aportava cerca de um milhão de euros por ano, durante sete anos”, acrescentou.

Para além da redução destas despesas,  José Rondão de Almeida avançou que estão também suspensas “um conjunto de obras” na ordem de “1,2 milhões de euros”, porque “não são obras que se justifiquem” nesta altura.

“Fizemos também uma redução muito substancial ao serviço extraordinário, ao abono para falhas, à atribuição de subsídios a entidades sem fins lucrativos, uma preocupação também muito grande com a redução de encargos da frota automóvel”, acrescentou.

No entanto, em 2022, "vamos reforçar a área social com a criação de 30 ou 40 camas para lares, construção de uma creche e construção de um centro social, num investimento de mais de três milhões de euros”,  referiu o presidente.

Além da área social, o município espera investir mais de 40 milhões de euros nos setores da habitação e num parque empresarial.

“Nós vamos aproveitar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aproveitar o acordo que temos com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para fazermos um forte investimento na área da reabilitação do parque predial, para tentar resolver os problemas da habitação no concelho”, disse.

Neste projeto relacionado com a habitação, o município tem previsto um investimento que poderá chegar aos “22 milhões de euros” nos próximos anos.

“Por outro lado, um grande investimento também na parte empresarial, ou seja, vamos tentar avançar com as infraestruturas do Parque Empresarial de Elvas, que tem 150 hectares e que pretendemos aproveitar agora o PRR para podermos levar por diante”, referiu o presidente.

De acordo com o autarca, este investimento “nunca será inferior” a “22 milhões de euros”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31