12 Abr. 2021
Nuno Rocha
Madrugar
07:30-09:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Serpa

Câmara de Serpa expande rede museológica com cinco novos espaços culturais

Regional 02 Mar. 2021

A Câmara Municipal de Serpa vai expandir a sua rede museológica no concelho, com a criação de novos espaços culturais nas suas freguesias.

A autarquia informa que as empreitadas de cinco novos espaços culturais, devem arrancar "em curto prazo". Sendo eles, a Casa do Rio, em Brinches, a Casa das Artes, em Vila Verde de Ficalho, a Taberna dos Camponeses, em Pias, a Casa da Resistência, em Vale de Vargo, e o Casão do Cante, que irá nascer em Vila Nova de São Bento.

Além destes cinco novos espaços, a candidatura inclui ainda a criação da Casa da Memória, em Pias, e o Lagar de Azeite, em Vila Nova de São Bento.

Em Brinches, a candidatura apresentada ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020, prevê que a relação histórica entre a população e o Rio Guadiana seja o elemento central de um local onde este património natural e histórico, bem como a sua biodiversidade, sejam exponenciados com novas atratividades, ligadas à promoção turística e dos produtos locais e gastronómicos.

O Rio Guadiana, enquanto elemento identitário ligado ao modo de vida, aos hábitos, às tradições e à cultura da freguesia de Brinches e a Casa do Rio, irá fazer essa ponte, informa a autarquia.

Aprovado em reunião de Câmara, em fevereiro passado, este projeto em parceria com a Freguesia de Brinches, prevê a recuperação de um edifício histórico.

A Casa do Rio ficará instalada nesse espaço, e para o efeito, numa primeira fase, será realizada a requalificação e adaptação do edifício, no valor de cerca de 160 mil euros, criando um espaço dotado de uma zona expositiva e de uma cozinha, para confecionar refeições e dinamizar atividades de demostração e apresentação de produtos endógenos, bem como a realização de oficinas de cozinha. Na segunda fase será produzido o conteúdo museográfico.

Esta intervenção da Casa do Rio é complementada - e complementar - a outras intervenções e projetos, nomeadamente o Serpa Museu Aberto, que é o plano estratégico para a rede museográfica do concelho de Serpa, que tem como objetivo a requalificação dos núcleos existentes e a criação de novos núcleos museológicos e de centros interpretativos nas principais localidades do concelho, que deverão funcionar de forma integrada e numa lógica de complementaridade.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30