14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Caminhar entre o montado e observar as aves…no V Festival dos Grous na Aldeia de Ouguela!

No GEDA, ano novo significa abertura das inscrições para a 2ª parte do V Festival dos Grous. Os dias 20, 21 e 22 de Janeiro, destinam-se à observação de aves, caminhada por entre o montado, saborear a nossa gastronomia, e saber mais sobre a nossa Avifauna, seja através das atividades direcionadas ao meio escolar quer pelas Jornadas Técnicas.

O Festival teve pela segunda vez desde a sua existência, uma 1ª parte introdutória, que aconteceu no passado dia 18 de dezembro de 2022, no qual teve lugar o Censo Ibérico de Grou comum – 1º Censo Regional de Grou comum, com uma contagem de 3587 indivíduos desta espécie.

A 20 de Janeiro, sexta-feira, as atividades decorrerão em exclusivo para a comunidade escolar, com a exibição do filme “O Montado – O Bosque do Lince Ibérico”, e atividades com as turmas dos 3ºs anos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, assim como a instalação de caixas-ninho com o clube de Ciência Viva e 7ºC.

No Sábado arrancam as atividades para o público em geral, que já necessitam de inscrição (formulários mais abaixo). Pela manhã, a partir das 9h00, iremos ter a observação de aves estepárias pelo concelho de Campo Maior. Desta vez não será necessário cada participante levar o seu carro, havendo transporte coletivo disponível.

À tarde, concentramos as atividades do V Festival dos Grous em Ouguela, começando com o almoço convívio na antiga escola primária de Ouguela, seguido das Jornadas Técnicas sob o tema «Aves estepárias que futuro?», que decorrerá também no mesmo local do almoço das 14h30 às 17h30. Ao final do dia ainda haverá ainda tempo para observar os Grous a partir da fortificação de Ouguela.

A 22 de Janeiro é dia da caminhada “Rota dos Grous”, num percurso com cerca de 8km até ao Centro Ambiental do Xévora, para, no final, uma degustação de produtos regionais.

O V Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg através do FEDER. Esta parceria conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, E-Redes, Centro Educativo Alice Nabeiro e Gin Atalaya.

O V Festival dos Grous é um evento inclusivo, disponibilizando Joelletes aos participantes com mobilidade condicionada no acesso ao percurso pedestre.

Populares