9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Campo Maior: “É um dia de memória para os que em mais de um século têm feito das Festas do Povo o que são hoje” diz Presidente da CM (c/som)

 

A Câmara de Campo Maior inaugurou hoje um centro interpretativo dedicado às Festas do Povo, no antigo edifício do Assento Militar, após um investimento superior a 1,2 milhões de euros, foi hoje divulgado.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e onde a Rádio Campanário esteve presente, tal como já noticiámos.

Luís Rosinha, Presidente da Autarquia de Campo Maior, em declarações aos jornalistas, começou por referir “este é um dia extremamente importante para os Campomaiorenses e para toda a comunidade” acrescentando “o dia de hoje marca um antes e um depois. Com este centro é possível quem nos visita e os próprios habitantes, contatar com as Festas do Povo “ realçando o sentimento de respeito existente para com estas festas.

Hoje é também um dia para “relembrar todos aqueles ao longo de mais de um século tornaram possível que as Festas do Povo se tornassem naquilo que são hoje, comprovado pelo certificado da Unesco hoje recebido” referiu Luís Rosinha.

Para o Autarca este é “uma dia de memória”.

No Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores,  os visitantes vão também poder conhecer a vertente histórica desta festa que remonta ao final do século XIX, bem como a “mudança” que o evento sofreu após a revolução de 25 de Abril de 1974.

Com a criação deste Centro interpretativo “existe um sentimento fantástico, de orgulho enorme e motivação, podermos mostrar ao mundo o que são as nossas festas e que o nosso povo também se revê naquilo que é a obra pública” acrescentando “contámos com dois financiamentos comunitários diferentes , um na ordem de um milhão de euros no que diz respeito á requalificação do edifício em si, e outro, de cerca de 200 mil euros para a criação do próprio centro.”

 

Populares