A edição deste ano do Festival Entrudanças, agendada para fevereiro, para celebrar um Carnaval "diferente" na vila de Entradas, concelho alentejano de Castro Verde, foi cancelada, devido à COVID-19, revelou hoje a câmara.
O Município de Castro Verde, promotor do festival, em parceria com a Associação Pédexumbo e a Junta de Freguesia de Entradas, referiu que "tem procurado adotar todas as medidas possíveis para limitar os riscos de contágio" do vírus que provoca a doença COVID-19 e está "consciente" de que "é preciso continuar com a mesma determinação".
"Num momento em que depositamos todas as esperanças na vacinação da população já em curso, é necessário continuar a ter todas as ações de prevenção que estejam ao nosso alcance, quer pessoal, quer coletivamente", defendeu a autarquia em comunicado.
Daí, continuou, a decisão de cancelar o Festival Entrudanças deste ano, que estava programado para decorrer entre os dias 12 e 14 de fevereiro.
O município cancelou também as edições deste ano da tradicional Feira de S. Sebastião e do Pau-roxo, prevista para dia 20 deste mês, e do "Peddy Paper dos Entrouxos", que deveria ter lugar a 15 de fevereiro, na vila de Castro Verde.
O Festival Entrudanças visa proporcionar "um Carnaval diferente na planície alentejana", através de uma programação variada e marcada por uma componente "muito forte" de danças e músicas tradicionais e por atividades ligadas a saberes e tradições.
Já a Feira de S. Sebastião e do Pau-roxo, ou cenoura-roxa, vegetal que era muito apreciado como petisco e comido nas tabernas de Castro Verde, é a primeira do ano na vila e "uma das últimas de tradição medieval" e costuma encher o Rossio do Santo com bancas para comércio de vários produtos.
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional
03 Mar. 2021 Regional