25 maio 2022
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Candidatura de Centro de Recolha Oficial de Animais de Alandroal fica em 4º permitindo “arranque da obra já no início de 2019” , diz João Grilo (c/som)

Regional 30 Nov. 2018

A candidatura apresentada pelo Município de Alandroal ao “Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia”, ficou em quarto lugar a nível nacional, de um total de 124 candidaturas, obtendo assim o montante máximo de 50 mil euros atribuídos pelo programa. À Campanário, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, afirmou que prevê a construção do centro para canídeos, gatos, com serviço para animais de grande porte, para situações pontuais e momentâneas, e com instalações para bloco operatório, já para 2019.

“Para nós é um orgulho porque é um projeto totalmente desenvolvido pelos serviços do município”, afirma o autarca. Uma vez que “a candidatura ficou posicionada em quarto lugar a nível nacional, entre mais de 120 candidaturas, o que é bastante bom”, significando isso que “vamos receber o financiamento máximo que estava previsto nesta candidatura que são 50 mill euros”, de um investimento total que “ronda os 90 mil euros”, para os quais “contamos ainda com 14 mil euros de um projeto que temos com a EDP, associado a rendas da Barragem de Alqueva”.

Ou seja, “de um total de 90 mil euros, vamos ter 64 mil euros de financiamento e só o restante é que é de fundos próprios do município”, o que permitirá “perspetivar o arranque da obra já para o início de 2019”

“Eu já tinha referido que, houvesse ou não candidatura, este era um projeto essencial para avançar”, uma vez que “neste momento, o Alandroal não tem resposta adequada ao nível dos cuidados e da recolha de animais do concelho” e “precisamos de criar essa resposta”, afirma João Grilo.

Nesse sentido, “estamos também envolvidos e faremos parte do projeto intermunicipal que foi também aprovado neste mesmo processo de financiamento”, que “será um projeto a desenvolver em Évora com a colaboração de todos os municípios que tiverem interesse”. Desta forma, “com a resposta local e com a resposta regional”, o autarca espera que “consigamos todos dar uma resposta muito mais adequada a uma temática que vinha sendo subvalorizada no passado e que hoje tem uma relevância importante”.

Sobre o projeto municipal, o autarca divulga ainda a intenção do Município para que “venha a ter também um espaço para voluntariado, para que pessoas do concelho possam realizar voluntariado”, ao mesmo tempo que “não está posta de parte que no futuro se crie uma solução de alojamento temporário de animais”, onde serão “os proprietários a pagar”. Isto “numa fase posterior do projeto”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31