×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64

Vila Vicosa

Capuchos 2020...silêncio,nostalgia e saudade por uma festa que não chegou!

Regional 14 Set. 2020

Em circunstâncias normais, hoje seria o último dia de capuchos deste ano.

Para trás ficariam três dias de convívio, vividos intensamente, onde a boa disposição e a animação constantes teriam sido as rainhas da festa.

Por estes dias, Vila Viçosa estaria com as suas ruas cheias de filhos da terra e de outros que, de forma fiel, aguardam ansiosamente esta altura do ano para nos visitarem.

A Praça da República e a Avenida Bento de Jesus Caraça estariam mais do que preparadas para receber os aficionados por brincadeiras taurinas e todos os que, não sendo grandes apreciadores desta área, aproveitariam as tradicionais largadas para o convívio por entre os atrelados ali colocados.

O Largo dos Capuchos estaria “vestido” a preceito, com luz, cor e pessoas. A música e os artistas fariam a felicidade do público que, terminaria a noite de sábado, noite forte desta festa, a aplaudir o famoso fogo de artifício. As esplanadas dos restaurantes estariam cheias, os bares apinhados de gente e as roulottes estariam ao rubro na venda das tradicionais farturas, das pipocas ou do algodão doce.

Tudo isto teria acontecido em circunstâncias normais mas 2020 é, como todos já percebemos, um ano em tudo diferente.

No início de Março, Portugal viu-se a braços com uma Pandemia que até hoje não nos dá descanso e que afeta todo o mundo.

As ruas de Vila Viçosa estiveram por estes dias vazias, o convívio entre habitantes e visitantes não aconteceu, as largadas não se realizaram e o Largo dos Capuchos ficou num silêncio absoluto.

Os Calipolenses viram-se envolvidos numa nostalgia com sabor a saudade, os filhos da terra que estão longe e os que habitualmente nos visitam por esta altura viram-se obrigados a alterar os seus planos e a adiar esta visita, com um sentimento de tristeza por não poderem dar aquele abraço, aquele beijo, aquele carinho que marca o reencontro, sempre tão esperado.

Em 2020 foi assim. Aguardamos, todos, por 2021, com a esperança de que setembro do próximo ano nos permita voltar a abraçar, ainda com mais vontade, o que é nosso, o que tão bem nos caracteriza, a nossa Festa dos Capuchos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30