07 Dez. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Estremoz

CCDRA rejeita candidatura do Museu de Arte Africana de Estremoz. Autarquia "aguarda por novo aviso", diz Francisco Ramos (c/som)

Regional Escrito por  24 Out. 2019

A instalação na cidade de Estremoz do Museu de Arte Africana, a cargo da Fundação Berardo, encontra-se num impasse.

Aos microfones da Rádio Campanário, Francisco Ramos (presidente da Câmara Municipal de Estremoz), começa por clarificar que “o Museu de Arte Africana é uma candidatura privada, tal como o Museu do Azulejo, onde a Câmara Municipal não tem intervenção direta”.

O autarca refere que “existe apenas um protocolo entre a Câmara Municipal de Estremoz e a Fundação Berardo”, onde caso esses museus estejam a funcionar, “temos um protocolo em que nos são cedidos os espaços, as coleções a título gratuito, ficando a cargo da autarquia os funcionários e as despesas de água e luz, tendo direito ás receitas das entradas”.

“Este protocolo está e mantem-se assinado”
Francisco Ramos

 

Francisco Ramos refere que “a informação que tenho, prestada pelo promotor é que a candidatura não foi aceite pela CCDRA”. Na base desta recusa está o facto de “o aviso de abertura da candidatura contemplava apenas outro tipo de investimentos, não contemplando museus”.

Apesar deste impasse, Francisco Ramos refere que “estamos a aguardar pela abertura de novo aviso onde seja possível integrar o Museu de Arte Africana”.

Para o autarca “é expectável que existam verbas ao nível dos fundos comunitários e que a CCDRA possa vir a abrir um novo procedimento onde se enquadre o Museu de Arte Africana”.

“Mantemos a convicção que Estremoz tornar-se-á uma referência a nível museológico”
Francisco Ramos

A criação na cidade de Estremoz de um novo núcleo museológico continua a ser um dos objetivos do autarca, considerando que “quer o Museu do Azulejo, já em fase de conclusão, quer o Museu de Arte Africana são duas grandes mais valias para que Estremoz se notabilize na área museológica”.

Questionado pela RC sobre eventuais garantias no que respeita a novos avisos, Francisco Ramos refere que “tenho a garantia por parte do promotor que caso exista abertura de novos avisos por parte da CCDRA, em que seja possível candidatar museus, a Associação Berardo continua disponível para candidatar o projeto”.

O autarca reforça as suas declarações afirmando que o projeto “está todo feito, desde o projeto até todos os pontos necessários”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31