13.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Censos 2021 arranca segunda-feira. Famílias vão receber códigos para responderem às perguntas de recenseamento

 

A operação Censos 2021arranca na segunda-feira com a entrega das cartas que habilitam os cidadãos a responder pela Internet às perguntas do recenseamento, condicionado este ano pela pandemia da covid-19.

O Instituto Nacional de Estatística (INE), que coordena todo o recenseamento, espera que este ano aumente o número de respostas enviadas eletronicamente.

A partir de segunda-feira, os agregados familiares começam a receber cartas com códigos e palavras-passe que servirão para aceder à página censos2021.ine.pt, onde poderão dar as suas respostas a partir do dia censitário, marcado para 19 de abril e é a essa data que todas as respostas se devem reportar, embora a população tenha até 3 de maio para enviar as suas respostas.

Embora as respostas pela Internet sejam o modo preferencial, com a aplicação e-Censos acessível por computador, tablet e telemóvel, o INE tem alternativas.

A população que não tenha maneira de aceder à Internet ou não possa ser contactada presencialmente poderá usar o número de apoio 210542021 para poder responder, poderá usar o e-balcão na sua junta de freguesia ou preencher os clássicos questionários em papel entregues pelos recenseadores, que vão seguir um “rigoroso protocolo de Saúde Pública”.

Este trabalho presencial,  será também distribuído entre os cerca de 11.000 recenseadores recrutados pelo INE entre fim de janeiro e abril, que entrarão ao serviço a partir de 31 de maio para recolher as respostas que ainda não tenham chegado por telefone ou pelos meios eletrónicos.

 

 

Populares