Odemira

Cerca sanitária: Autarca da Junta de Freguesia de São Teotónio acusa Governo de “incompetência”

Regional Escrito por  01 maio 2021

Dário Guerreiro, o presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, atribui culpas ao Governo pela necessidade de criação de uma cerca sanitária na sua freguesia, mostrando "consternação e surpresa" com o anúncio feito por António Costa.

Em notícia avançada pelo Diário de Notícias, o presidente da Junta de Freguesia refere "São Teotónio está neste momento a ser uma vítima da incompetência deste Governo, porque parece só agora ter acordado para esta realidade. A situação não tem sido acompanhada e não foi devidamente acautelada, mas o Governo sabe há muito tempo o que se passa nesta freguesia".

Recorde-se que as freguesias de São Teotónio e Almograve-Longueira estão com cerca sanitária, estando interditada a circulação por via rodoviária de e para aquelas duas freguesias, assim como a permanência na via pública, exceto nas situações previstas no  diploma publicado em Diário da República na quinta-feira.

Na quinta-feira, em conferência de imprensa após o conselho de ministros, António Costa indicou que todos os resultados dos inquéritos de saúde pública realizados no concelho de Odemira permitiram verificar que os casos de covid-19 se concentram naquelas duas freguesias "e, claramente, associados à população migrante que trabalha no setor agrícola" sublinhando ainda  "alguma população vive em situações de insalubridade habitacional inadmissível, com hipersobrelotação das habitações", relatando situações de "risco enorme para a saúde pública, para além de uma violação gritante dos direitos humanos".

Face ás declarações do primeiro- ministro, o autarca mostrou-se "surpreendido" com as declarações do primeiro-ministro, que só agora diz estar preocupado com a "sobrelotação das habitações, no que isso representa para a saúde pública e a violação gritante dos direitos humanos" acrescentando que a Junta de Freguesia tem "ao longo dos últimos anos participado em reuniões com membros deste Governo, onde tem feito o retrato do que se passa na freguesia", o que sugere, diz, que António Costa "não fala com os seus ministros e secretários de Estado".

O autarca lamenta "É uma fatura demasiado pesada para população de São Teotónio que tem vindo a sofrer, como todo o país, confinamentos atrás de confinamentos, com uma fatura ainda mais pesada para aqueles que, mais uma vez, estão impedidos de abrir as portas dos seus negócios, nomeadamente, no turismo, restauração e pequeno comércio".

Dário Guerreiro sublinhou que a cerca é uma "realidade" e que há que ter "coragem e força para a ultrapassar".

"O Governo tem agora as portas abertas para, definitivamente, revolver a situação que existe na freguesia e não pode continuar a fechar os olhos, tem que agir e imediatamente", referiu ainda Dário Guerreiro, presidente da HJunta de Freguesia de São Teotónio.

in Diário de Notícias


 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31