30 maio 2023
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Alentejo

"Cidadão exemplar, que a todos deve inspirar": Parlamento unânime em voto de pesar pela morte de Rui Nabeiro!

Regional Escrito por  24 Mar. 2023

O Parlamento aprovou, por unanimidade, um voto de pesare pela morte do Comendador Rui Nabeiro.

O Empresário Alentejano faleceu no passado domingo, 19 de março, aos 91 anos de idade.

No voto de pesar apresentado na Assembleia da República pode ler-se "Faleceu, no dia 19 de março, Rui Nabeiro, extraordinário empresário, dotado de uma invulgar sensibilidade social, que granjeou o respeito e a admiração dos portugueses.

 

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, tendo vindo a falecer em Lisboa, aos 91 anos. Entre estes dois eventos, e com apenas o ensino primário concluído, Rui Nabeiro construiu um dos negócios mais bem-sucedidos em Portugal (a Delta Cafés), fortemente implantado na sua terra natal. Já isto seria suficiente motivo de reconhecimento público. Mas Rui Nabeiro era muito mais do que um tradicional homem de negócios. Era alguém que tinha uma genuína consciência social e que entendia (e praticava) a atividade empresarial como um esforço pelo bem comum.

Rui Nabeiro foi um grande empregador, amigo dos seus trabalhadores, autarca (foi presidente da Câmara Municipal de Campo Maior) e um cidadão exemplar. Uma figura cujo percurso de vida é, desde há muito, motivo de admiração, que a todos deve inspirar.

Assumia-se socialista, em grande parte por ter crescido numa região, o Alentejo da sua infância, onde, dizia, “as pessoas sentiam que não existia futuro para os filhos”. Isto moldou o seu perfil humanista e solidário, a sua preocupação pelo próximo, em particular pelos filhos da sua terra, que serviu como empresário, autarca e cidadão.

Como foi público e notório desde a notícia da sua morte, Rui Nabeiro deixa saudades junto de tantos os que tiveram o privilégio de o conhecer e de ser tocados pelo seu profissionalismo e generosidade.

O reconhecimento da sua atividade empresarial e cívica revela-se em múltiplas distinções públicas, como na atribuição, em 1995, pelo Presidente da República Mário Soares, do grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial - Classe Industrial, ou, em 2006, pelo Presidente Jorge Sampaio, do grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Também foi distinguido com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora, pela Universidade Lusófona e, mais recentemente, pela Universidade de Coimbra.

A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, expressa o seu pesar pelo falecimento de Rui Nabeiro, recordando a figura ímpar como empresário e cidadão, e endereçando à sua família, amigos, bem como às gentes de Campo Maior, as mais sentidas condolências."

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31