A CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo aderiu ao Programa de Apoio à Redução Tarifária, no ano de 2019, nos termos propostos.
Contudo, atendendo aos objetivos consignados no PART, de combate às externalidades negativas associadas à mobilidade, de ser uma ferramenta de coesão territorial e com um modelo de financiamento que garanta a equidade entre as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e o restante território nacional, a CIMBAL entendeu que a distribuição de verba consignada não contribui para o cumprimento desse propósito.
Por esse motivo, com base no estudo “Dotação vs. necessidade de financiamento do Baixo Alentejo”, a entidade elaborou uma exposição ao secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, reclamando um reforço substancial da verba do PART para este território.
Os termos a considerar são a necessidade de redução tarifária e de reforço de oferta. A CIMBAL defende que a redução dos tarifários suportados pela população deverá ter maior incidência no Baixo Alentejo e um impacto positivo no esforço financeiro das famílias, com os transportes. A necessidade de reforço da oferta é sustentada com o argumento que, considerando que a rede de transportes desta sub-região é manifestamente deficitária, importa proceder a um reforço da oferta de forma a satisfazer as necessidades básicas de mobilidade e acessibilidade da população.
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional
25 maio 2022 Regional