10.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CIMBAL/Seca: Baixo Alentejo vai adotar medidas que permitam minimizar o uso da água

No dia 24 de fevereiro, na sede da CCDR Alentejo, realizou-se a reunião da Sub-Comissão Regional da Zona Sul (bacias hidrográficas do Sado, Mira e Guadiana), tendo em conta a situação de seca que se constata na região e onde se registam baixos volumes de água armazenada em albufeiras, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação 

Esta reunião, promovida pela Administração da Região Hidrográfica do Alentejo serviu para avaliar as disponibilidades hídricas superficiais e subterrâneas e as necessidades existentes.

Foram analisadas quais as medidas a implementar, de forma a assegurar os usos prioritários, até à reposição dos volumes armazenados, nas albufeiras e nas águas subterrâneas.

Por parte da CIMBAL, foi demonstrada a total disponibilidade de colaboração dos municípios do Baixo Alentejo na adoção de medidas que permitam minimizar o uso da água, nomeadamente na rega de jardins e espaços verdes, lavagem de ruas, entre outras.

O Presidente da CIMBAL, no uso da palavra, e considerando a salvaguarda do abastecimento público às populações, defendeu a urgência da adoção de respostas para o setor agro-pecuário, designadamente nos concelhos mais expostos, ou seja, aqueles que não são abrangidos pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Evidenciou ainda a necessidade de existirem outro tipo de medidas, de aplicação no médio prazo, que permitam armazenar água, em pontos estratégicos do território, através da construção de novas albufeiras e a ligação ao sistema de Alqueva que permita a sua redistribuição, em caso de necessidade. Este é um aspeto que considera determinante para o aumento da resiliência do nosso território, face a cenários de anos de seca sucessivos, de recorrência cada vez mais frequente, face à situação de alterações climáticas que os potenciam.

Populares