×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Sines

Climáximo apresenta lista dos maiores poluidores. Refinaria de Sines está em destaque

Regional 12 Mar. 2021

As organizações de defesa do ambiente Climáximo e Greve Climática Estudantil apresentaram hoje um inventário das emissões portuguesas de gases com efeito de estufa, destacando a refinaria de Sines como a mais poluidora.

As organizações destacam o setor da energia, seguido da indústria, transportes, resíduos e agropecuária como os mais poluentes.

Conforme notícia avançada pela Agência Lusa, a refinaria de Sines, distrito de Setúbal, e a Central de Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro (Porto), emitiram em conjunto quase quatro milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), aparecendo na terceira posição do “top 20” dos mais poluentes a empresa Navigator, de produção de papel (1,3 milhões de toneladas).

Os setores da construção (cimentos) ou de novo o papel e a energia são outros que as organizações destacam no inventário das emissões em Portugal, no qual aparecem também a produção de químicos e metais e o tratamento de resíduos na lista dos 20 principais poluidores.

Os responsáveis pelo inventário hoje divulgado disseram que o mesmo é a compilação de dados oficiais e que foi revisto pelo grupo de trabalho global do “Acordo de Glasgow”.

O “Acordo de Glasgow”, que as duas organizações assinaram no ano passado, é uma iniciativa internacional que junta organizações e instituições que propõem fazer um inventário das emissões de gases com efeito de estufa e criar um plano de ação para reduzir substancialmente essas emissões porque consideram que os governos não o fazem.

Os dados sobre as entidades mais poluidoras em Portugal, segundo as duas organizações, resultaram da compilação de dados da Agência Portuguesa do Ambiente, Registo Europeu de Comércio de Emissões da União Europeia, Registo Europeu da Emissões e Transferência de Poluentes, Autoridade Nacional da Aviação Civil, Programa Nacional de Investimentos para 2030 e Ministério do Ambiente e Ação Climática.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31