Imprimir esta página

Portalegre

CM de Portalegre assina auto de consignação para Centro de Interpretação do complexo turístico da Qta da Saúde

Regional 28 Jan. 2021

Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, assinou, ontem, com a empresa Reerguer, o auto de consignação para o Centro de Interpretação do Complexo Turístico da Quinta da Saúde.

De acordo com a informação avançada pelo Município de Portalegre, o objetivo da intervenção num dos complexos turísticos mais carismáticos da cidade e que brevemente comemorará um século de vida, passa pela profunda remodelação do atual edifício de restauração e bebidas, há muito devoluto, e adaptá-lo para um Centro de Interpretação, integrado no Complexo Turístico da Quinta da Saúde.

A autarquia avança ainda que será acrescentada uma zona de contemplação exterior sobre a paisagem à construção existente, para tirar o máximo partido do local, permitindo sentir, estar e contemplá-lo.

O Piso 0 será remodelado, reorganizando-se os espaços interiores já existentes, criando uma comunicação entre a cozinha, o salão de eventos e a sala de degustação. O Piso -1 irá ser destinado à cozinha, sala de estar e integra quatro espaços de interpretação dos valores patrimoniais, culturais e naturais.

A Câmara Municipal de Portalegre, propôs, em reunião do executivo municipal realizada a 27 de janeiro de 2021, que fosse atribuído ao Centro de Interpretação do complexo turístico da Quinta da Saúde, o nome do casal Henriques, José e Maria Helena, que recentemente nos deixaram.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade, em respeito e carinho que os portalegrenses sempre devotaram a José e Maria Helena Henriques, verdadeiros embaixadores de Portalegre durante meio século, na arte do bem servir e bem receber.

A empreitada, cofinanciada pelo Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar - Linha de Apoio à Sustentabilidade, terá o valor de 651.003,48€ (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 365 dias.