Imprimir esta página

Vila Vicosa

CM de Vila Viçosa aprova colaboração no Certame Literário Luso-Espanhol José António de Saravia

Regional 12 Mar. 2021

 

A Câmara Municipal de Vila Viçosa deliberou aceitar a proposta de colaboração endereçada pelo município espanhol de Villanueva del Fresno no sentido de participar na organização do Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia, inerente à edição de 2021.

De acordo com a informação avançada napágina oficial de facebook do Município de Vila Viçosa, a Câmara Municipal de Villanueva del Fresno, instituiu o Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia, que em 2021 realiza a sua vigésima primeira edição, o que permite situá-lo num patamar cimeiro no rol de eventos culturais mais importantes do espaço transfronteiriço.

Este Certame, segunda indica a autarquia calipolense,  tem como propósito prestar um preito de gratidão à memória de José Antonio de Saravia (1790-1871), militar espanhol nascido em Villanueva del Fresno, no ano em que se assinalam os duzentos e trinta anos do seu nascimento, que com uma existência atribulada foi em 1815 para Portugal, a fim de refazer a sua vida, tratando-se de uma figura importante das duas pátrias.

Além disso, refere ainda a mesma publicação, sobreleva o seu carácter transfronteiriço, que, aliás, faz parte da sua essência. Tendo por finalidades, estatutariamente definidas, a apresentação de acontecimentos e de relações históricas situados no aro de ambos os lados do traçado da fronteira e a recuperação de valores culturais e antropológicos desta zona, bem como a glorificação da Língua de Camões e da Castelhana, já se adivinha bem o espírito que enforma semelhante iniciativa. Enfim, o projeto aponta-nos uma via lúcida que se traduz numa iniciativa conjunta duplamente benéfica para a cultura das duas pátrias.

O Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia, apresenta-se com dois escalões de competição: adultos e crianças/jovens.

O prazo para entrega das obras é até ao dia 9 de Abril, de acordo com as bases e regulamento expresso no folheto disponível no site da Câmara Municipal de Vila Viçosa.