7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CM do Crato assina protocolo com o Turismo de Portugal para formação no concelho

A Câmara Municipal do Crato assinou um protocolo com o Turismo de Portugal para um programa formação no concelho. O vice-presidente da autarquia, Pedro Coelho esteve na apresentação do programa pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e pela Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, entidade responsável pela formação.

Este é um projeto das Escolas do Turismo de Portugal que visa estabelecer parcerias com as autarquias uma vez que conhecem bem as necessidades locais e podem atuar respondendo melhor à necessidade de mudança estratégica que se pretende alcançar no território. 

Os programas não são estáticos e são personalizados à medida das necessidades de cada território. Podem ter entre 50 e 200 horas de formação, sendo que o Turismo de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal do Crato, elabora um diagnóstico de necessidades de formação específicas da região, cria um plano de formação que responda às necessidades da atividade turística e um plano complementar que contribua para a valorização do território e para a capacitação dos técnicos do município e/ou das entidades parceiras. 

O objetivo é descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo, num programa de formação que seja mais próximo das pessoas e das necessidades dos territórios. 

As transformações estruturais do setor nos últimos tempos, e as que se esperam para os próximos, exigem uma alteração profunda dos níveis de qualificações. Foi com este objetivo que a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor foi inscrita como prioridade na Estratégia Turismo 2027 (ET27), aprovada em 2017. 

Este programa faz parte da medida Formação + Próxima do Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro” que contempla um conjunto de ações que visam estimular a economia e a atividade turística, permitindo superar os objetivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na ET27, promovendo o turismo ao longo de todo o ano, em todo o território, e mantendo as pessoas – profissionais, turistas e residentes – no centro da estratégia e da ação.

 

Fonte: Nota de Imprensa

 

Populares