Colaço do Rosário, fundador da atual vitivinicultura do Alentejo, é homenageado em documentário!

Regional Escrito por  06 Dez. 2022

Terroir - o Alentejo, as castas e o homem que pensou os seus vinhos, é um documentário de António Menêzes e Rietske van Raaij com cerca de uma hora e meia de duração, e disponível na plataforma Vimeo.

É uma peça que pretende mostrar como é que os vinhos do Alentejo chegaram ao patamar de qualidade que se conhece hoje e revela o pensamento de Colaço do Rosário e de outras personalidades que também fizeram parte da revolução dos vinhos no Alentejo. Em contrapartida, explora também o facto de o setor do vinho em Portugal não fomentar o aparecimento de mais trabalhos desta natureza. 

Este documentário nasceu graças aos documentaristas António Menêzes e Rietske van Raaij, que viveram alguns anos no Pátio Matos Rosa, na Mitra e de terem convivido de perto com Colaço de Rosário, que ali estudava. Decidiram registar em formato de vídeo a vida do investigador e assim surge o documentário.

António Menêzes explica que não queria que o nome de Colaço do Rosário fosse relembrado apenas por quem se interessasse academicamente acerca da vitivinicultura, ou que fosse recordado apenas como um cientista, uma vez que acredita que o sucesso dos vinhos do Alentejo hoje em dia se deveu à sua capacidade de agregar conhecimento de todas as pessoas que com  se cruzava.

António Menêzes e Rietske van Raaij estão agora a preparar um outro documentário acerca do vinho do Alentejo, desta vez sobre a demarcação das sub-regiões, o papel de João Portugal Ramos e à chegada de fundos da União Europeia e de novas tecnologias às adegas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28