Viana do Alentejo

Coleção de José Manuel Água Morna vai ter exposição permanente em Viana

Regional 20 Jul. 2021

A coleção de José Manuel Água Morna, adquirida pelo Município de Viana em 2018, vai ter uma exposição permanente no edifício da antiga Biblioteca de Viana, na Praça da República, onde está também instalado o Núcleo Museológico.

Este espólio, com um elevado valor artístico e uma mais valia para o património cultural local e regional, agrega três coleções de escultura em madeira: composições de conjunto representativas do modo de vida alentejano, em contexto de exploração agrícola, figuras de inspiração sobrenatural e réplicas de armamento do período medieval/moderno, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Nascido em março de 1925 no concelho de Montemor-o-Novo, José Manuel Água Morna vive há mais de três décadas em Viana do Alentejo.  Figura de referência no panorama cultural e social local, foi através da madeira que o artífice encontrou uma forma muito própria de contar histórias, com o Alentejo como pano de fundo. Inicialmente dedicou-se à temática agrícola e só mais tarde à escultura dos diabos.

O acervo propõe uma viagem pela história do território, pela memória do lugar, apelando ao imaginário do visitante, ao mesmo tempo que pretende criar um espaço intergeracional que propicie, na comunidade, um maior conhecimento da sua história levando à valorização das suas raízes.

A museografia desta coleção representa um passo importante na salvaguarda do património concelhio permitindo, também, a criação de um novo polo de atração que alia a tradição à modernidade.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30