17 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comandante Operacional Distrital de Évora da Proteção Civil: “As EIP serão sempre uma mais valia” (c/som)

Em entrevista à Rádio Campanário, na Cerimónia de assinatura dos protocolos para a constituição de 60 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) nos Corpos de Bombeiros, a Comandante Operacional Distrital de Évora – Maria João Rosado e atual 2.ª Comandante Operacional Distrital falou aos nossos microfones, sobre este marco importante.

Quando questionada se este apoio já vem tarde e se já havia necessidade nas corporações, a Comandante refere que, “o timing, foi o possível natutalmente, existe sempre uma questão perceptual que tem de ser estabelecida (…) É natural que o timing seja alongado, de qualquer forma é o adequado às necessidades que foram apresentadas”. 

“As EIP’S –  Equipa de Intervenção Permanente – serão sempre uma mais valia, também atendendo de que é uma forma bastante robusta de se conseguir aumentar a capacidade de primeira intervenção junto de cada corpo de bombeiros” acrescenta Maria João Rosado. 

Relativamente ao documento do PRR, que contempla 14 milhões de euros para ajuda e combate aos fogos rurais, a Comandante considera uma boa ajuda, “todo o tipo de investimento na área de proteção e socorro é sempre desejado, atendendo que é uma área que está em permanente evolução.. tem haver cada vez mais uma maior capacidade técnica por parte de todos os intervenientes”.

Sobre a distribuição das EIP’S, a Comandante esclarece que “cada área de intervenção, de cada Município tem as suas necessidades” de qualquer das formas, “este tipo de procedimento e de constituição de equipas profissionalizadas também acenta muito naquilo que é a perspectiva quer do Corpo de Bombeiros, quer dos Municípios, portanto será sempre uma mais valia para salvaguardar as populações”. 

“Este tipo de protocolo em termos de atribuição do vencimento dos operacionais é repartido entre a própria ANEPC e também o Município a que o Corporação de Bombeiros pertence”, menciona sobre os quartéis que já contam com estas equipas. 

De enaltecer que, no distrito já existem 10 equipas formadas a partir do dia de hoje, “e a partir do momento em que cada procedimento concursal se encontrar concluido passaremos a ter 12 corporações já com estas equipas”, declara a Comandante. 

Populares